Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/75718
Título: | Listening to children’s voice in urban China: a case study on the concepts of Xiao and child participation |
Autor(es): | Dreyer, Jessica |
Orientador(es): | Fernandes, Natália |
Palavras-chave: | Rights of participation China Sociology of Childhood Post colonialism Intergenerationality Direitos de Participação Sociologia da Infância Poscolonialismo Intergeneracionalidade |
Data: | 26-Jan-2022 |
Resumo(s): | This thesis reflects on the Chinese tradition of Filial Piety - ‘Xiào’ - a cultural construction that places the
younger generations in a position of respect and submission to elders - and its relationship with the
current understanding on the Rights of the Child in contemporary China. Placing its focus on the Rights
of Participation, the research adopts a postcolonial approach to Children’s Rights, challenging hegemonic
views and contextualizing participation within the cultural traditions it seeks to understand. Designed as
a case study, the research aimed at investigating urban Chinese families’ acknowledgment of Xiào and
its influence on the possibilities of children having their opinions taken into account in matters concerning
their lives. Data collection took place in an international school in urban south China, adopting a
qualitative approach. By conducting interviews with parents, grandparents, and focus groups with
children, the research was developed within the Sociology of Childhood theoretical framework, involving
adults as significant figures in children´s lives and considering children as reliable participants who are
capable of providing relevant data about their own experiences. Findings have indicated that cultural
constructions that regard Filial Piety as a highly important virtue have not disappeared, but meanings
attributed to Filial Piety have been changing in close relation with the participants’ experience of
citizenship across time. Children’s participation in home-decision making has been found to happen
among patterns of compromise, resistance, negotiation, and the development of a sense of responsibility.
Findings also indicate that some topics of family daily life are more open to discussion than others,
reinforcing changing patterns of Xiao and the construction of a sense of child participation built around
both global and local influences. Esta tese reflete sobre a tradição chinesa de Piedade Filial - 'Xiào' - uma construção cultural que coloca as gerações mais novas em uma posição de respeito e submissão aos mais velhos - e sua relação com o entendimento atual sobre os Direitos da Criança na China contemporânea. Tendo como foco os Direitos de Participação, a pesquisa adota uma abordagem pós-colonialista dos Direitos da Criança, desafiando as visões hegemônicas e contextualizando a participação dentro das tradições culturais que busca compreender. Concebida como um estudo de caso, a pesquisa teve como objetivo investigar a compreensão da tradição de Xiào por famílias urbanas chinesas e a influência de tal tradição nas possibilidades de as crianças terem suas opiniões levadas em conta em questões que lhe dizem respeito. A coleta de dados ocorreu em uma escola internacional no sul da China urbana, tendo uma abordagem qualitativa. Por meio da realização de entrevistas com pais e avós e grupos focais com crianças, a pesquisa foi desenvolvida dentro do referencial teórico da Sociologia da Infância, envolvendo os adultos como figuras significativas na vida das crianças e considerando as crianças como participantes competentes, capazes de fornecerem dados relevantes sobre suas próprias experiências. Os resultados da pesquisa indicaram que as construções culturais que consideram a Xiao como uma virtude altamente importante não desapareceram, mas os significados atribuídos à tradição têm mudado em estreita relação com a experiência de cidadania dos participantes ao longo do tempo. Indicam, ainda, que a participação das crianças na tomada de decisões em casa ocorre entre padrões de compromisso, resistência, negociação e o desenvolvimento de um senso de responsabilidade. Os resultados também indicam que alguns tópicos do cotidiano familiar são mais abertos à discussão do que outros, reforçando os padrões de mudança de Xiao e a construção de um senso de participação infantil construído em torno de influências, tanto globais quanto locais. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Estudos da Criança (especialidade em Infância, Cultura e Sociedade) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/75718 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Trabalho+de+Doutoramento_Jessica+Dreyer.pdf | 6,81 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons