Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/75697
Título: | A competência comunicativa intercultural na língua estrangeira como meio de promoção da dignidade humana e da justiça social em alunos do ensino médio do Estado de Pernambuco |
Outro(s) título(s): | Intercultural communicative competence in a foreign language as a way of promoting human dignity and social justice in high school students from the State of Pernambuco |
Autor(es): | Lira, Wellington Marinho de |
Orientador(es): | Moreira, Maria Alfredo Casa-Nova, Maria José |
Palavras-chave: | Aprendizagem de uma segunda língua Competência Comunicativa Intercultural Dignidade humana e justiça social Imersão linguística e cultural Human dignity and social justice Intercultural communicative competence Learning a second language Linguistic and cultural immersion |
Data: | 15-Nov-2021 |
Resumo(s): | O presente trabalho pretende mostrar a importância de se aprender uma língua estrangeira em um
ambiente de imersão linguística e cultural. Analizamos a Competência Comunicativa Intercultural em alunos
de escolas públicas do estado de Pernambuco, num programa de intercâmbio, lançado em 2012 pelo
governo do estado de Pernambuco. Através do Programa Ganhe o Mundo, jovens oriundos de escolas
públicas têm a oportunidade de passar um semestre letivo fazendo intercâmbio e estudando em um país de
língua estrangeira, podendo ser inglês, espanhol e mais recentemente alemão. O nosso estudo foi focado
em alunos que participaram de um intercâmbio em países de língua inglesa. Com o nosso trabalho
objetivamos mostrar as mudanças e o impacto que o intercâmbio teve na vida desses alunos, além dos
fatores que podem ter causado tais mudanças, procurando caracterizar a competência comunicativa e a
competência intercultural dos alunos que participam do programa "Ganhe o Mundo", antes e depois do
intercâmbio. Procuramos identificar os efeitos da experiência internacional desses alunos, no âmbito
pessoal, escolar e/ou profissional ao evidenciar o impacto do conhecimento de uma segunda língua
(inglesa), sua prática num contexto de imersão linguística e, consequentemente, de contextos socioculturais
distintos em suas experiências e relações interpessoais com amigos, colegas e familiares, entre outros.
Para tal aplicamos um teste para medir a sensibilidade intercultural e proficiência linguística a 23 alunos
em duas fases distintas, uma antes e outra após o intercâmbio. Além disso fizemos uma entrevista a 10
desses alunos algum tempo após a chegada do intercâmbio, para analisar as mudanças na sua vida. Com
os resultados dos testes e das entrevistas pudemos ver como uma experiência no exterior ajudou, não
somente a ampliar a visão de mundo, mas também o desempenho linguístico em língua estrangeira na vida
desses alunos. Caracterizamos processos de inclusão social, promoção da dignidade humana e da justiça
social, relacionados com a experiência de contato intercultural feitos durante o intercâmbio. Ao retornarem,
esses alunos demonstram mais interesses nos estudos, em trabalhos comunitários, assim como uma maior
atenção e interesse por questões envolvendo o meio ambiente. A tese termina com algumas
recomendações visando contribuir, a partir dos resultados obtidos, para a elaboração de políticas voltadas
ao ensino de línguas estrangeiras e para a justiça social. Nosso estudou nos mostrou que aprender um
idioma estrangeiro se configurou um passo importante para a mobilidade social, intelectual e profissional,
contribuindo para a dignidade humana e a promoção da justiça social. This work aims to show the importance of learning a foreign language in an environment of linguistic and cultural immersion. We analyzed Intercultural Communicative Competence in students from public schools in the state of Pernambuco, in an exchange program, launched in 2012 by the government of the state of Pernambuco. Through the Programa Ganhe o Mundo (Win the World), young people from public schools have the opportunity to spend an academic semester doing an exchange and studying in a foreign language country, which can be English, Spanish and more recently German. Our study was focused on students who participated in an exchange in English-speaking countries. With our work we aim to show the changes and the impact that the exchange had on the lives of these students, in addition to the factors that may have caused such changes, seeking to characterize the communicative competence and the intercultural competence of the students who participate in the program "Ganhe o Mundo", before and after the exchange. We seek to identify the effects of the international experience of these students, on a personal, school and / or professional level, by highlighting the impact of knowledge of a second language (English), their practice in a context of linguistic immersion and, consequently, of different socio-cultural contexts in their experiences and interpersonal relationships with friends, colleagues and family, among others. To this end, we applied a test to measure intercultural sensitivity and linguistic proficiency to 23 students in two distinct phases, one before and one after the exchange. In addition, we did an interview with 10 of these students sometime after the arrival of the exchange, to analyze the changes in their lives. With the results of the tests and interviews we could see how an experience abroad helped, not only to broaden the worldview, but also the linguistic performance in a foreign language in the lives of these students. We characterize processes of social inclusion, promotion of human dignity and social justice, related to the experience of intercultural contact made during the exchange. Upon returning, these students show more interest in studies, in community work, as well as greater attention and interest in issues involving the environment. The thesis ends with some recommendations aimed at contributing, based on the results obtained, to the development of policies aimed at teaching foreign languages and social justice. Our study showed us that learning a foreign language was an important step towards social, intellectual and professional mobility, contributing to human dignity and the promotion of social justice. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Educação em Línguas Estrangeiras) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/75697 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1.Tese (5).pdf | 4,17 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons