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https://hdl.handle.net/1822/75695
Título: | Formação na graduação em Pedagogia: avaliar a conexão entre a estrutura curricular e as competências exigidas para a prática pedagógica |
Outro(s) título(s): | Training in graduation in Pedagogy: assessing the connection between the structure of curriculum and skills required for teaching practice |
Autor(es): | Bastos, Ivanilda Maria e Silva |
Orientador(es): | Alves, Maria Palmira |
Palavras-chave: | Avaliação escolar Formação de professores Pedagogia Prática docente Teoria e prática escolar Pedagogy School assessment Teacher training Teaching practice Theory and practice teaching |
Data: | 22-Jul-2021 |
Resumo(s): | A (in)adequação existente entre os conteúdos estudados no âmbito acadêmico e as atividades práticas
da vida profissional constituem preocupação constante das universidades, especialmente em uma
época de rápidas transformações ocorridas em função da globalização dos mercados e da
informatização de todas as esferas da vida económica e social. Com base nesse contexto, o presente
estudo foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica exploratória de fontes primárias, sobre dados
oficiais e secundários e sobre a produção de autores que discutem o tema na área da Educação. A
problemática do estudo é: como ultrapassar o gap existente entre os conhecimentos teóricos
adquiridos na formação académica dos cursos de Pedagogia e aqueles necessários à vivência da
prática profissional? A metodologia utilizada foi qualitativa, realizando dezasseis entrevistas
semiestruturadas. As entrevistas foram audiogravadas com devida solicitação e salvaguarda de
anonimato. O objetivo de apresentar o curso de Pedagogia nos modelos de formação e os seus aspetos
curriculares dentro da Educação brasileira. A recolha de dados foi realizada em 2016, a professores e
alunos caloiros e finalistas no âmbito do curso de Pedagogia da Universidade em estudo. A pesquisa
colheu opiniões sobre as vantagens, defeitos do curso e de como se pode melhorar a qualidade do
ensino para atingir os objetivos esperados. Como conclusões mais pertinentes, comprovam-se a
existência de: a) distanciamento entre a realidade aprendida no curso de Pedagogia e as práticas
docentes; b) evidência da necessidade de revisão curricular para melhor desempenho docente; c) a
necessidade docente de trabalhar metodologias para motivar o aluno; d) formas de avaliação mais
abrangentes; e e) necessidade de mais atividade prática. O curso de Pedagogia, na ótica curricular e
metodológica, mobiliza os saberes pedagógicos de setores específicos de modo que, na convergência
entre a experiência dos docentes e dos discentes, se possa fortalecer a formação teórico-prática.
Também em termos de desenvolvimento de trabalho futuro, parece crucial prosseguir com a tarefa de
analisar outras realidades universitárias, abarcando outras áreas do saber, tendo em vista as mesmas
perguntas de partida deste estudo, poder-se-á ajudar os docentes e, porventura, outros decisores
interessados, na tomada de decisões, com base em informações mais rigorosas. The (in) adequacy existing between the contents studied in the academic field and the practical activities of professional life are a constant concern of universities, especially in a time of rapid changes that occurred due to the globalization of markets and the computerization of all spheres of economic life. and social. Based on this context, the present study was carried out from an exploratory bibliographic search of primary sources, on official data, and secondary, on the production of authors who discuss the theme in the area of Education. The study's problem is: how to bridge the gap between the theoretical knowledge acquired in the academic training of Pedagogy courses and those necessary for the experience of professional practice? The methodology used was qualitative, carrying out sixteen semi-structured interviews. The interviews were audio-recorded with proper request and safeguarding anonymity. The objective of presenting the Pedagogy course in the training models and their curricular aspects within Brazilian Education. Data collection was carried out in 2016, for fresh and final teachers and students within the scope of the Pedagogy course of the University under study. The survey gathered opinions about the advantages, defects of the course and how to improve the quality of teaching to achieve the expected objectives. As the most pertinent conclusions, the existence of: a) distance between the reality learned in the Pedagogy course and the teaching practices; b) evidence of the need for curriculum revision for better teaching performance; c) the teaching need to work on methodologies to motivate the student; d) more comprehensive forms of assessment; and e) the need for more practical activity. The Pedagogy course, from a curricular and methodological point of view, mobilizes the pedagogical knowledge of specific sectors so that, in the convergence between the experience of teachers and students, theoretical-practical training can be strengthened. Also in terms of future work development, it seems crucial to continue with the task of verifying other university realities, covering other areas of knowledge, bearing in mind the same starting questions of this study, it can help teachers and, perhaps, other decision makers interested in decision-making, based on more accurate information. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Desenvolvimento Curricular) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/75695 |
Acesso: | Acesso aberto |
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