Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/75451

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCruz-Santos, Anabelapor
dc.contributor.authorAzevedo, Cátia Luísa Monteiropor
dc.date.accessioned2022-01-12T17:14:07Z-
dc.date.available2022-01-12T17:14:07Z-
dc.date.issued2021-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/75451-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Maior)por
dc.description.abstractO 1º Ciclo do Ensino Básico é uma fase crucial para a aprendizagem dos alunos, ao nível das competências académicas. Como competências primordiais definidas para o sucesso destas aprendizagens encontra-se o nível desenvolvimental dos alunos, a nível cognitivo, emocional, social e comunicativo. Todas estas competências decorrem das experiências vivenciadas nos primeiros anos de vida, pelas interações com os adultos e os pares e o sucesso das suas comunicações. Assim, encontra-se uma estreita relação entre a comunicação, enquanto competência básica e basilar ao desenvolvimento global das crianças, e o sucesso escolar. No entanto, muitas crianças revelam dificuldades no desempenho escolar, decorrente de dificuldades comunicativas. Por este motivo, revela-se pertinente avaliar as competências comunicativas, para que seja implementada uma intervenção eficaz e atempada às necessidades dos alunos. O 3º e 4º anos do 1º Ciclo do Ensino Básico ganham relevância na resolução destas dificuldades comunicativas, porque caso não sejam atempadamente superadas tenderão a perpetuar e acentuar-se quando os alunos transitarem para o 2º Ciclo do Ensino Básico, um ciclo mais complexo, a nível comunicativo. A finalidade deste estudo exploratório consiste em analisar os resultados da Escala de Comunicação para a Idade Escolar (ECIE) – Versão para Professores (Batista, Monteiro, Dias, Azevedo, & Cruz- Santos, 2019) que tem três dimensões: Comunicação Funcional, Comunicação Social e Comunicação Académica, cada uma com oito itens. A amostra integrou 232 alunos (109 do género feminino e 123 do género masculino) do 3º e 4º anos do Ensino Básico. Os resultados deste estudo indicam que existem diferenças significativamente estatísticas em relação à variável: i) género em 16 dos 24 itens da escala; ii) habilitações académicas das mães em 22 dos 24 itens da escala; iv) habilitações académicas dos pais em 16 dos 24 itens da escala; v) aproveitamento escolar, nas disciplinas de Português e Matemática, em relação aos 24 itens que compõem a escala, verificandose uma influência destas variáveis no desempenho dos alunos na escala. De forma a averiguar-se a confiabilidade da escala, aplicou-se o Alpha de Cronbach, que apresentou um valor de .96. De acordo com Field (2005) conclui-se que os itens da escala indicam uma confiabilidade muito boa, pelo que se pode considerar o instrumento válido para o despiste de dificuldades comunicativas de alunos em idade escolar. Este estudo comprova e reforça a importância do uso do instrumento de rastreio a nível nacional, para que possa contribuir como um instrumento de despiste, identificação e monitorização de alunos em contexto educativo, que frequentam o 1º Ciclo do Ensino Básico.por
dc.description.abstractThe 1st cycle of basic school is a crucial phase for students learning, in terms of academic skills. The primary competencies defined for the success of these learnings are the students, developmental level, at the cognitive, emotional, social and communicative level. All of these skills derive from experiences in the first years of life, from interactions with adults and peers and from the success of their communications. Thus, there is a close relationship between communication, as a basic and basic competence for the global development of children, and school success. However, many children show difficulties in school performance, due to communicative difficulties. For this reason, it is important to assess the communication skills, so that an effective and timely intervention to the needs of students is implemented. The 3rd and 4th years of the 1st Cycle of Basic Education gain relevance in solving these communicative difficulties, because if they are not overcome in time they will tend to perpetuate and become more pronounced when students move to the 2nd Cycle of Basic Education, a more complex cycle communicative level. In this sense, this exploratory study analyses the results of the School Age Communication Scale (SACS) - Version for Teachers (Batista, Monteiro, Dias, Azevedo, & Cruz-Santos, 2019) which has three dimensions: Functional Communication, Social Communication and Academic Communication, each with eight items. The sample involved 232 students (109 females and 123 males) from the 3rd and 4th years of schooling in the 1st cycle of Basic Education in the North Region of Portugal. The results of this study indicate that there are significantly statistical differences in relation to the variable: i) gender in 16 of the 24 items on the scale; ii) mothers' academic qualifications in 22 of the 24 items on the scale; iv) academic qualifications of parents in 16 of the 24 items on the scale; v) school performance, in the subjects of Portuguese language and Mathematics, in relation to the 24 items that make up the scale, verifying an influence of these variables on the students. In order to analyze the reliability of the scale, Cronbach's Alpha was applied, which presented a value of .96. According to Field (2005) it is concluded that the items on the scale indicate a very good reliability, reason why it can be considered the valid instrument for the screening of communicative difficulties of school age students. This study shows and reinforces the importance of using the screening instrument at the national level, so that it can contribute as an instrument for screening, identifying and monitoring students in an educational context, who attend the 1st Cycle of Basic Education.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subject1º Ciclo do ensino básicopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectEscalapor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectRastreiopor
dc.subject1st Cycle of basic educationpor
dc.subjectCommunicationpor
dc.subjectTeacherspor
dc.subjectScalepor
dc.subjectScreeningpor
dc.titleEscala de comunicação para a idade escolar (ECIE): versão para professores: um estudo exploratório com alunos com e sem necessidades educativas do 3º e 4º anos do ensino básicopor
dc.title.alternativeSchool age communication scale (SACS): version for teachers: an exploratory study with students with and without educational needs in the 3rd and 4th years of basic educationpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202699250por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Cátia Luísa Monteiro Azevedo.pdf2,55 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID