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https://hdl.handle.net/1822/75418
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Fernandes, Natália | por |
dc.contributor.author | Fernandes, Cláudia Daniela Dantas | por |
dc.date.accessioned | 2022-01-11T17:14:52Z | - |
dc.date.available | 2022-01-11T17:14:52Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.date.submitted | 2020 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/75418 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças e Famílias) | por |
dc.description.abstract | A violência doméstica e a violência contra crianças são problemáticas que afetam muitas famílias e têm tido uma visibilidade crescente nos meios de comunicação social. A presente dissertação tem como objetivo compreender qual o significado de violência para a criança e para os envolvidos nos seus mundos de vida. Assim, perceber que representações possuem pais, educadores e crianças sobre este fenómeno é a questão orientadora da nossa investigação. Paralelamente, compreender como se caraterizam estas representações a partir do contributo de diferentes grupos é o desafio a que nos propomos dar resposta. Para alcançar este objetivo, procedeu-se a uma recolha de dados num jardim de infância, situado no concelho de Vila Verde. A partir de um paradigma qualitativo, desenvolvemos um estudo de caso, com um grupo de pais e filhos, bem como com profissionais de educação que trabalham com as mesmas crianças. Utilizámos como ferramentas de recolha da informação as entrevistas semiestruturadas e os desenhos. Os dados obtidos revelam que as crianças associam o termo “violência” a duas categorias: à violência envolvendo os adultos (pai) e à violência envolvendo as crianças (irmãos, primos e amigos). Os encarregados de educação e os profissionais de educação associaram a palavra “violência” aos maus-tratos físicos e psicológicos (bater, gritar, empurrar, pontapear e puxar cabelos). Há, ainda, uma relação entre violência e educação, principalmente nos pais que recorrem à punição física como prática educativa. Vários encarregados de educação revelaram que dar uma palmada numa criança é uma prática recorrente. Com vista à proteção das crianças contra a violência, os pais devem transmitir-lhes valores de igualdade, principalmente no caso de serem portadoras de deficiência. Por fim, é extremamente importante que se reforce a segurança nesta instituição. A exposição das crianças à violência acaba por ter repercussões para toda a vida, por isso, torna-se crucial o apoio das famílias e profissionais, nunca permitindo que estas estejam expostas a ambientes violentos, contribuindo sempre para o seu bem-estar. | por |
dc.description.abstract | Domestic violence and violence against children are problems that affect many families and have gained increasing visibility in the media. This dissertation aims to understand the meaning of violence for children and for those involved in their life worlds. Understanding which representations parents, educators and children have about this phenomenon is the guiding question of our investigation. In addition, figuring out how these representations are characterized based on the contribution of these different groups is the challenge we intend to answer. To achieve this goal, data was collected in a kindergarten located in the municipality of Vila Verde. From a qualitative paradigm, we have developed a case study, with a group of parents and children, as well as with education professionals who work with the latter. We used semi-structured interviews and drawings as information collection tools. Data obtained reveal that children associate the term “violence” to two categories: violence involving adults (father) and violence involving children (brothers, cousins and friends). Caregivers and education professionals associated the word “violence” with physical and psychological mistreatment (hitting, shouting, pushing, kicking and pulling hair). There is also a relationship between violence and education, especially in parents who resort to physical punishment as an educational practice. Several guardians have revealed that spanking a child is a recurring practice. In order to protect children from violence, parents should transmit them values of equality, especially in the context of disabilities. Finally, it is extremely important to strengthen security in this institution. The exposure of children to violence ends up having repercussions throughout their lives, so it becomes crucial to support families and professionals, never allowing them to be exposed to violent environments, and always contributing to their well-being. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | por |
dc.subject | Agressividade | por |
dc.subject | Crianças | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Violência | por |
dc.subject | Aggressiveness | por |
dc.subject | Children | por |
dc.subject | Education | por |
dc.subject | Violence | por |
dc.title | Significados de violência para crianças, famílias e profissionais de educação | por |
dc.title.alternative | Meanings of violence for children, families and education professionals | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 202697533 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 16 valores | por |
sdum.uoei | Instituto de Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIEC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação Cláudia Daniela Dantas Fernandes.pdf | 980,46 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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