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https://hdl.handle.net/1822/75412
Título: | Sinais desencontrados: fotografia e propaganda em contexto colonial |
Outro(s) título(s): | Mismatched signs: photography and propaganda in a colonial context |
Autor(es): | Cunha, Luís |
Palavras-chave: | Propaganda colonial Colonialismo Guerra colonial Colonial propaganda Colonialism Colonial war |
Data: | 31-Dez-2021 |
Editora: | UMinho Editora |
Revista: | Revista 2i: Estudos de Identidade e Intermedialidade |
Citação: | Cunha, L. (2021). Sinais desencontrados: Fotografia e propaganda em contexto colonial. Revista 2i: Estudos de Identidade e Intermedialidade, 3(4), pp. 103-120. https://doi.org/10.21814/2i.3444 |
Resumo(s): | Tanto o colonialismo como as diferentes expressões de resistência que o foram erodindo se fizeram de ações, e estas nunca dispensaram o apoio de palavras e de imagens. É para a forma como estas categorias se combinam que orientaremos o olhar, procurando perceber de que modo as narrativas de legitimação colonial e de apelo à independência fizeram uso de um instrumento tão poderoso como a fotografia. Recorreremos a diversos materiais que reportam ao registo propagandístico, mostrando uma intencionalidade que visa convencermais do que informar. Faremos da guerra colonial o centro deste texto, o que significa tomá-la como o momento mais expressivo do confronto entre diferentes representações do território colonial. Se Portugal o via como parte de um todo indivisível, os movimentos de libertação encaravam-no como espaço ocupado e abusado por forças alheias aos interesses legítimos das populações africanas. Longa e sangrenta, feita de muitas frentes, a guerra colonial fez-se também na propaganda. Os panfletos, cartazes e fotografias, testemunhando o convívio pacífico ou mostrando as atrocidades cometidas, foram parte do confronto, revelando muito acerca da tessitura de relações que estruturaram o domínio colonial e das dinâmicas que conduziram à constituição de novos estados em África. Both colonialism and the different expressions of resistance that came to erode it were build up with actions and they never lacked the support of words and images. We will guide our gaze to the way in which these categories combine, trying to understand how the narratives of colonial legitimacy and of appeal for independence made use of such a powerful instrument as photography. We will make use of various sources that are connected to a propaganda style that seeks toconvincerather thaninform.We will center this text on the colonial war, which means taking it as the most expressive moment of the confrontation between different representations of the colonial territory. Whereas Portugal saw it as a part of an indivisiblewhole, the liberation movements saw it as a territory occupied and abused by forces foreign to the legitimate interests of African populations. Long and bloody, made up of many fronts, the colonial war was also fought in propaganda. The pamphlets, posters and photos, showing either peaceful coexistence or the atrocities committed, were part of the confrontation, revealing a lot about the fabric of relations that structured colonial rule and the dynamics that led to the formation of new states in Africa. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/75412 |
DOI: | 10.21814/2i.3444 |
e-ISSN: | 2184-7010 |
Versão da editora: | https://doi.org/10.21814/2i.3444 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | UMinho Editora - Artigos |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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