Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/75353
Título: | A construção escolar de comunidades de leitores: leituras do manual de Português |
Autor(es): | Dionísio, Maria de Lourdes |
Palavras-chave: | Leitura Manual escolar |
Data: | 2000 |
Editora: | Edições Almedina, S.A. |
Resumo(s): | A determinação das características do processo de interpretação que os leitores realizam ou potencialmente podem realizar envolve, pelo menos em parte, a reconstrução da experiência de se tornar leitor e esta experiência é, sem dúvida, levada a cabo na escola e na sala de aula. Se aquela reconstrução pode passar pela análise dos textos programáticos que definem o que os sujeitos sabem em cada nível de escolaridade, se tem de passar, do mesmo modo, pela análise da interacção sobre os textos que se realiza em sala de aula, ela não prescinde da análise dos manuais, uma vez que estes, detendo, não só em contexto pedagógico, mas no contexto social mais vasto, um estatuto que nenhum outro recurso educativo possui, definem, em grande medida, o que no contexto da prática pedagógica se passa. (Da Introdução) |
Tipo: | Livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/75353 |
ISBN: | 972-40-1414-2 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A construção escolar....PDF Acesso restrito! | Livro | 35,57 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons