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TítuloA mediatização da covid-19 em Portugal: os primeiros meses da pandemia nos jornais online
Outro(s) título(s)Covid-19 media coverage in Portugal: the first months of the pandemic in online newspapers
Autor(es)Gomes, Sofia
Palavras-chaveJornalismo em saúde
COVID-19
Coronavírus
Fontes de informação
Health journalism
Sources of information
Data20-Dez-2021
EditoraAsociación Española de Comunicación Sanitaria (AECS)
RevistaRevista Española de Comunicación en Salud
CitaçãoGomes, S. (2021). A mediatização da covid-19 em Portugal: Os primeiros meses da pandemia nos jornais online. Revista Española de Comunicación en Salud, 12(2), 135-150. https://doi.org/10.20318/recs.2021.6124
Resumo(s)Introdução: No final de 2019, deu-se início a uma crise de Saúde Pública com o surgimento do novo Coronavírus. Em poucos meses este vírus atingiu praticamente todos os países do mundo e, em Portugal, os primeiros casos foram registados em março de 2020. Objetivo: Perceber de que modo o Jornalismo online português mediatiza a COVID-19. Metodologia: Foram analisados os artigos noticiosos sobre COVID-19 publicados em quatro edições online: Jornal de Notícias, Público, Observador e Notícias ao Minuto. Resultados: Os 280 artigos apontam para um forte recurso a novas plataformas como as redes sociais e as versões móveis dos jornais, assim como se distingue a apresentação de números, a identificação de formas de prevenir a doença e a explicação sobre o processo de transmissão do vírus. Estas notícias são divulgadas maioritariamente, com foco nacional e com recurso a várias formas imagéticas. Evidencia-se, ainda, a assídua presenta de fontes de informação e o reduzido número de fontes por artigo. Conclusões: A crise gerada pela COVID-19 veio consolidar o uso de plataformas digitais que fomentaram um sistema mediático híbrido, em que coexistiram novos e antigos meios de comunicação, assim como trouxe novas formas de comunicação e novos desafios, equacionando-se as potencialidades do Jornalismo.
Introduction: In the end of 2019, a Public Health crisis began with the emergence of the new Coronavirus. In a few months this virus reached practically every country in the world and, in Portugal, the first cases were registered in March 2020. Objective: To understand how Portuguese online journalism mediates COVID-19.Methodology: we analysed the news articles on COVID-19 published in four online editions: Jornal de Notícias, Público, Observador and Notícias ao Minuto . Results: The 280 articles point to a strong use of new platforms such as social networks and mobile versions of newspapers, as well as distinguishing the presentation of figures, the identification of ways to prevent the disease and the explanation about the virus transmission process. These news are mostly disseminated with a national focus and with recourse to various imagetic forms. The assiduous presence of information sources and the reduced number of sources per article are also evident. Conclusions: The crisis generated by COVID-19 consolidated the use of digital platforms that fostered a hybrid media system, in which new and old media coexisted, as well as brought new forms of communication and new challenges, equating the potential of journalism.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/75270
DOI10.20318/recs.2021.6124
ISSN2444-6513
e-ISSN1989-9882
Versão da editorahttps://e-revistas.uc3m.es/index.php/RECS/article/view/6124/5087
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals

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