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https://hdl.handle.net/1822/75258
Título: | Transição e adaptação ao Ensino Superior: um olhar sobre a comunidade estudantil da Universidade Federal do Pará - Campus Bragança |
Outro(s) título(s): | Transition and adaptation to Higher Education: a look at the student community of the Federal University of Pará – Campus Bragança |
Autor(es): | Castro, Ana Cláudia Ribeiro de |
Orientador(es): | Almeida, Leandro S. |
Palavras-chave: | Adaptação Ensino Superior Estudantes do 1º ano Sucesso acadêmico Universidade Federal do Pará - Campus Bragança Academic success Adaptation Federal University of Pará – Bragança Campus Freshman students Higher Education |
Data: | 6-Mai-2021 |
Resumo(s): | Nas últimas décadas, se tem constatado as crescente mudanças ocorridas na educação superior em
todo o mundo. No entanto, essas mudanças além de não serem suficientes para dar conta de toda a
demanda estudantil, ela não ocorre da mesma forma para todos os estudantes do ES, advindos das
mais diversas realidades socioculturais e com diferentes experiências de vida escolar. Dessa forma,
conhecer o perfil dos estudantes do ES colabora para compreender os fatores envolvidos no processo
de transição e adaptação e, consequentemente, os preditivos de sucesso e insucesso acadêmico.
Nesse sentido, este estudo centra-se em identificar que fatores de percurso acadêmico estão
relacionados à adaptação e ao sucesso acadêmico desses ingressantes do Ensino Superior. Assim, a
grande questão a responder nesta investigação passa por conhecer que condições sociodemográficas,
de vivências e satisfação se tornam relevantes para a adaptação e resposta de sucesso acadêmico
apresentado pelos estudantes ao final do primeiro ano. O estudo conta com uma amostra de
conveniência formada por 327 alunos da Universidade Federal do Pará, do campus de Bragança e
polos de Capanema e Santa Luzia do Pará. Provenientes dos cursos de Licenciaturas da Faculdade de
Matemática (FAMAT), Educação (FACED), História (FAHIST), Letras (FALE), Ciências Naturais (FACIN),
Engenharia de Pesca (FEPESCA), Biologia (FABIO). Este é um estudo de natureza quantitativa,
organizado em três fases de recolha de dados: 1) Aplicação do Questionário Sociodemográfico e QVA-r;
2) Aplicação da ESEA, e 3) Recolha dos resultados e Históricos Acadêmicos. Os procedimentos de
análise de dados foram realizados por meio de testes estatísticos, incluindo estatística descritiva
(médias e desvios-padrão) e inferencial (análise de correlações e de variância). Estas análises foram
realizadas por meio do programa Statistical Package for the Social Science – SPSS/IBM, versão 26.0.
Os resultados obtidos sugerem algumas particularidades face à investigação na área. Umas vezes eles
parecem em consonância com a generalidade dos estudos, por exemplo, níveis superiores de
adaptação, de satisfação e de sucesso acadêmico por parte das mulheres. Outras vezes, nossos
resultados vão em sentido contrário, por exemplo, os estudantes de zonas rurais (deslocados)
apresentam níveis superiores de adaptação na dimensão Institucional que os estudantes do meio
urbano (não deslocados). Por outro lado, se uma maior satisfação com os métodos de estudo é
apresentada positivamente em relação ao rendimento acadêmico, parece mais discutível a correlação
negativa entre satisfação institucional e satisfação interpessoal com o rendimento acadêmico. Dessa
forma, entende-se a necessidade de novas investigações afim de identificar os fatores envolvidos nas
correlações encontradas e uma melhor compreensão dos determinantes do sucesso acadêmico dos
nossos estudantes. In recent decades, there have been increasing changes in higher education around the world. However, these changes are not enough to meet all students demand, they do not happen in the same way for all of them who come from the most diverse sociocultural reality and different school experiences. Therefore, knowing their profile collaborates to understand the factors involved in their transition and adaptation process as well as a predictive result of their academic success and failure. In this way, this study focuses on identifying which factor of the academic path are related to the adaptation and academic success of the freshman students. The main reason of this research is to know which sociodemographic, life experiences and level of satisfaction become relevant for the students’ adaptation and academic success in the end of the first year. The study has a convenience sample composed of 327 students from Federal University of Pará, divided into Bragança campus, and also Capanema and Santa Luzia poles. They are undergraduate students of mathematics (FAMAT), education (FACED), history (FAHIST), languages (FALE), natural science (FACIN), fishing engineering (FEPESCA) and biology (FABIO) majors. This is a quantitative study organized into three phases of data collection: 1) Application of the sociodemographic questionnaire and QVA-r; 2) Application of ESEA and 3) Collection of the results and their academic journey. Data analysis procedures were performed through statistical test, including descriptive statistic (means and standard deviations) and inferential statistic (correlation and variance analysis). These analyses were carried out through the Statistical Package for the Social Science – SPSS/IBM program, version 26.0. The results obtained suggest some particularities to the research in the area. They seem in line with the generality of the studies as higher levels of adaptation, satisfaction and academic success are presented by women. However, the students from rural (displaced) areas have higher levels of adaptation in the institutional dimension than urban (non-displaced) students. If a greater satisfaction with the methods of study is positively related to academic performance, alternatively the negative relation between institutional and interpersonal satisfaction to academic performance seems more debatable. Thereby, the need for further investigation is understood in order to identify the factors involved in the correlation found and a better understanding of the students’ key factors academic success. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Psicologia da Educação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/75258 |
Acesso: | Acesso aberto |
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