Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/74823

Título"Quem quer ser apagada?" Imagens de mulheres em manuais de história no ensino em contexto moçambicano
Outro(s) título(s)"Who wants to be erased?" Images of women in history textbooks in Mozambican education
Autor(es)Cabecinhas, Rosa
Laisse, Sara
Palavras-chaveMoçambique
Ensino da história
Memória cultural
Decolonialidade
(In)visibilidades
Mozambique
History education
Cultural memory
Decoloniality
(In)visibilities
Data2021
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
RevistaVista: Revista de Cultura Visual
CitaçãoCabecinhas, R., & Laisse, S. (2021). "Quem quer ser apagada?" Imagens de mulheres em manuais de história no ensino em contexto moçambicano. Vista, (8), e021010. https://doi.org/10.21814/vista.3517
Resumo(s)Neste artigo iremos discutir a forma como as mulheres são representadas nos manuais de história em vigor no segundo ciclo do ensino secundário geral em Moçambique: qual o lugar das mulheres nos manuais na história de Moçambique? Quais as mulheres com nome, com rosto ou com voz nos manuais escolares? Como é descrita a sua agência histórica? Para responder a estas questões realizámos uma análise sincrónica, multimodal e comparativa da forma como as mulheres são representadas nos manuais de história da 11.ª e da 12.ª classes. A análise efetuada demonstra profundas assimetrias nas representações de género, quer no que concerne aos conteúdos de ensino, quer no que toca às fontes e à iconografia. Os manuais apresentam um quadro historiográfico assente na liderança masculina, enquanto as mulheres são apresentadas confinadas aos papéis tradicionais de género, com raras exceções. Tendo em conta a escassez de estudos referentes às representações de género, interseccionalidades e ensino de história em Moçambique, neste trabalho, analisamos o modo como texto e imagem contribuem para o apagamento da agência das mulheres nos manuais escolares de história. Prestamos particular atenção às imagens de mulheres e discutimos o potencial das imagens para o combate ao sexismo e para a descolonização do conhecimento.
In this article, we discuss how women are portrayed in the current history textbooks of the general secondary education in Mozambique: what is the place of women in the history of Mozambique? Which women have a name, a face or a voice in the textbooks? How is women historical agency described? To answer these questions, we conducted a synchronic, multimodal and comparative analysis of how the history textbooks of 11th and 12th grades portray women. The analysis reveals profound asymmetries in the gender representations, both regarding the teaching content and the sources and iconography. The textbooks provide a historiographical framework based on male leadership while women appear confined to traditional gender roles, with rare exceptions. In light of the scarcity of studies concerning gender representations, intersectionality and history education in Mozambique, we analyse how text and image contribute to the erasure of women's agency in history textbooks. We pay particular attention to the pictures of women and discuss images' potential for combating sexism and decolonising knowledge.
TipoArtigo
DescriçãoEnglish version: Cabecinhas, R., & Laisse, S. (2021). "Who wants to be erased?" Images of women in history textbooks in Mozambican education. Vista, (8), e021010. https://doi.org/10.21814/vista.3517
URIhttps://hdl.handle.net/1822/74823
DOI10.21814/vista.3517
e-ISSN2184-1284
Versão da editorahttps://revistavista.pt/index.php/vista/article/view/3517
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals
DCC - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals
UMinho Editora - Artigos
Vista - Artigos / Articles

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2021_Cabecinhas_Laisse_Who-wants-to-be-erased.pdfEnglish version3,5 MBAdobe PDFVer/Abrir
2021_Cabecinhas_Laisse_Quem-quer-ser-apagada.pdfVersão portuguesa3,5 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID