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https://hdl.handle.net/1822/74672
Título: | Competências de literacia académica bilingue (Português/Inglês) dos graduandos em ensino da língua inglesa em Angola |
Outro(s) título(s): | Bilingual academic literacy competences (Portuguese/English) of EFL undergraduate teacher trainees in Angola |
Autor(es): | Cacumba, Joaquim Sapalo Castilho |
Orientador(es): | Flores, Cristina |
Palavras-chave: | Alfabetização Bilinguismo Biliteracia Competência Literacia académica bilingue Alphabetization Bilingualism Biliteracy Competence Bilingual academic literacy |
Data: | 15-Jun-2020 |
Resumo(s): | O objetivo desta investigação é propor um quadro teórico-prático para determinar o perfil das
competências de literacia académica bilingue (Português/Inglês) dos graduandos e futuros profissionais
em ensino da língua inglesa no Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla (daqui em diante,
ISCED-Huíla), uma instituição pública localizada no Lubango, sul de Angola. O estudo foi suscitado pelo
facto de muitos professores graduandos terem demostrado fragilidades de realizar práticas de biliteracia
académica bem-sucedidas em ambas as línguas, o que raramente tem merecido uma resposta por parte
dos agentes de educação, através do recurso à análise das suas necessidades de aprendizagem e
necessidades da situação-alvo. Consequentemente, vários estudantes não são considerados preparados
para o ensino superior (ES), causando altos níveis de insucesso escolar, acompanhado por um aumento
da taxa de abandono ou evasão. A investigação adotou um design do tipo estudo de caso, essencialmente
qualitativo e exploratório de métodos mistos. Participaram da mesma 58 graduandos e 6 docentes, todos
do curso de Ensino da Língua Inglesa do ISED-Huíla. Os dados foram recolhidos através de quatro
instrumentos de investigação, sendo dois inquéritos por questionário, (1) um do docente, o Academic
Biliteracy Language Education Questionnaire (ABLEQ), e (2) um do estudante, o Academic Language
Biliteracy Competence Questionnaire – Portuguese/English (ALBCQ-PE), e duas provas de aferição de
competências em literacia académica, isto é, (3) uma prova de Português, o Certificado Internacional de
Língua Portuguesa (CILP) e (4) uma de Inglês, o Test of Academic Literacy for Students of Education
(TALSE). Os resultados de vários testes de associação Pearson, que correlacionam as variáveis do
ALBCQ-PE com os resultados das provas CILP e TALSE, indicam um nível de biliteracia académica
desajustado às exigências do ES, uma correlação linear significativa entre o historial linguístico e o exame
CILP, uma correlação marginalmente significativa entre o uso linguístico em Português e o CILP, e uma
correlação positiva forte significativa entre as necessidades de aprendizagem e necessidades da situaçãoalvo.
O estudo recomenda medidas para o ensino bilingue no ES em Angola, para o desenho de currículo
em formação de professores de LE, para o ensino e avaliação da biliteracia académica no ES angolano,
e para futuros estudos. Para além disso, o mesmo destaca a importância de as IES passarem de uma
atitude expectante para uma mais preventiva, deliberada e proativa para minimizar ou mesmo ultrapassar
as dificuldades dos alunos através do diagnóstico dos mesmos antes, durante e após a instrução. The aim of this research is to propose a theoretical and practical framework to determine the profile of bilingual academic literacy skills (Portuguese/English) of undergraduates and future professionals in English language teaching (ELT) at Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla (hereafter, ISCEDHuíla), a public higher teacher education institution in Lubango, southern Angola. The study was prompted by the fact that many teacher trainees have demonstrated weaknesses in performing successful academic biliteracy practices in both languages, which has rarely been responded by educational authorities through the analysis of their learning needs and target situation needs. Consequently, several students are not considered prepared for higher education, causing high levels of school failure, accompanied by an increase in dropout rates. The research adopted a non-experimental, essentially qualitative and exploratory mixed method case study design. Fifty-eight undergraduates and six teachers participated in the study, all from the ISCED-Huíla ELT course. Data were gathered through four research instruments: (1) one teacher trainer questionnaire, the Academic Biliteracy Language Education Questionnaire (ABLEQ), and (2) a student questionnaire, the Academic Language Biliteracy Competence Questionnaire – Portuguese/English (ALBCQ- PE), and two academic literacy competence tests, (3) one of Portuguese, the International Certificate of Portuguese Language (CILP) and (4) one of English, the Test of Academic Literacy for Students of Education (TALSE). The results of several Pearson association tests, which correlate the ALBCQ-PE variables with the CILP and TALSE test results, indicate a level of academic biliteracy that is below the higher education requirements, a significant linear correlation between language history and the CILP exam, a marginally significant correlation between language use in Portuguese and CILP, and a strong positive correlation between learning needs and target situation needs. The study recommends measures for bilingual education for the Angolan university system, for the design of foreign language teacher education curriculum, for the teaching and assessment of academic biliteracy in the Angolan higher education, and for further research. Furthermore, the study highlights the importance of higher education institutions moving from expectant to a more preventive, deliberate and proactive attitude to minimize or even overcome students’ difficulties by diagnosing them before, during and after instruction. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Ciências da Linguagem (Especialidade em Linguística Aplicada) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/74672 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | ELACH - Teses de doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Joaquim Sapaio Castilho Cacumba.pdf | Tese de Doutoramento | 8,07 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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