Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/7447
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Ana Daniela | - |
dc.contributor.author | Taveira, Maria do Céu | - |
dc.contributor.author | Fernandes, Eugénia M. | - |
dc.date.accessioned | 2008-01-09T17:52:46Z | - |
dc.date.available | 2008-01-09T17:52:46Z | - |
dc.date.issued | 2006-10 | - |
dc.identifier.citation | MACHADO, Carla [et al.], coord. – “Avaliação psicológica : formas e contextos : actas da Conferência Internacional Avaliação Psicológica, 11, Braga, Portugal, 2006”. Braga : Psiquilibrios, 2006. ISBN 978-972-98052-7-1. | eng |
dc.identifier.isbn | 978-972-98052-7-1 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/7447 | - |
dc.description.abstract | Apresentam-se e discutem-se os resultados de um estudo que pretende avaliar os processos de construção e desenvolvimento de carreira em estudantes do Ensino Superior. A amostra, representativa dos alunos finalistas da Universidade do Minho, é constituída por 118 estudantes [52,5%, 62 raparigas, com idades entre 21 e 44 anos (Midade=23,38; DPidade = 4,028), a frequentar, pela primeira vez, o último ano de licenciatura, nas áreas de Educação (17,8%), Artes e Humanidades (14,4%), Ciências Sociais, Comércio e Direito (44,1%), Ciências, Matemática e Informática (12,7%), Engenharia, Indústrias Transformadoras e Construção (10,2%) e Saúde e Protecção Social (0,8%), no ano lectivo de 2005-2006]. Para além da recolha de dados de identificação sócio-demográfica e de projecção na carreira, foi utilizado um inventário, o Dellas Identity Status Inventory–Occupation (DISI-O; Dellas e Jernigan, 1981, adap. de Taveira, 1986) para avaliar os modos de construção de identidade de carreira e uma original Grelha de Repertório da Carreira, para avaliar a relação estabelecida pelos estudantes entre construtos, aspectos identitários e figuras determinantes da construção da sua identidade e percursos de carreira. Discute-se, com base nos resultados obtidos, a pertinência do uso dos instrumentos e método de medida utilizados, na avaliação do desenvolvimento da carreira no ensino superior. | eng |
dc.language.iso | por | eng |
dc.publisher | Psiquilíbrios Edições | eng |
dc.rights | openAccess | eng |
dc.subject | Carreira | eng |
dc.subject | Avaliação | eng |
dc.subject | Ensino superior | eng |
dc.title | A construção e desenvolvimento da carreira no ensino superior: o uso de inventários e da grelha de repertório | eng |
dc.title.alternative | Career construction and development in higher education: the use of inventories and the repertory grid | eng |
dc.type | conferencePaper | eng |
dc.peerreviewed | yes | eng |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Livros de atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Avaliação Psicológica UM.pdf | A construção e desenvolvimento da carreira no ensino superior: o uso de inventários e da grelha de repertório | 63,82 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |