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https://hdl.handle.net/1822/74048
Título: | Escala de Comunicação para a Idade Pré-Escolar (ECIPE): versão para educadores: um estudo exploratório em contextos inclusivos na Região Norte |
Outro(s) título(s): | Preschool age Communication Scale (PACS): version for educators: an exploratory study in inclusive contexts in Northern Region |
Autor(es): | Marinho, Liliana Soraia Teixeira |
Orientador(es): | Cruz-Santos, Anabela |
Palavras-chave: | Comunicação Educação pré-escolar Educadores Escala Rastreio Communication Educators Preschool Scale Screening |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | A Educação Pré-Escolar é uma fase crucial de desenvolvimento e aprendizagem ao nível
das competências comunicativas, sociais, linguísticas e cognitivas das crianças. O rastreio das
competências comunicativas na educação Pré-Escolar, permitirá identificar sinais de alerta,
identificar crianças em risco ou em atraso e intervir atempadamente de modo a evitar que as
dificuldades se complexifiquem, aquando da transição para o 1º Ciclo do Ensino Básico.
A finalidade deste estudo exploratório consiste em analisar os resultados da Escala de
Comunicação para a Idade Pré--Escolar (ECIPE) – Versão para Educadores (Marinho & Cruz-Santos,
2019), constituída por três dimensões: Comunicação Funcional, Comunicação Social e
Comunicação Académica (cada uma com oito itens), em crianças com 5 e 6 anos de idade,
inseridas em contextos inclusivos, na Região Norte. A amostra deste estudo integrou 138 crianças,
sendo 70 do género feminino e 68 do género masculino. Os resultados indicam que existem
diferenças estatisticamente significativas em relação à variável - recursos humanos específicos no
apoio à aprendizagem e inclusão, nomeadamente na influência nos resultados obtidos na dimensão
da Comunicação Académica da Escala quando existe: i) apoio da Equipa Local de Intervenção (22
dos 24 itens), ii) apoio de Terapia Ocupacional (21 dos 24 itens), iii) apoio de Psicologia (19 dos
24 itens) e iv) apoio de Terapia da Fala (15 dos 24 itens). Ao nível da Forma de Comunicação
analisada verificou-se que 86,7% das crianças usam Frases Completas, seguindo-se 10,9% que
utilizam Frases Incompletas, reforçando a necessidade de sensibilização e formação dos
educadores para o despiste precoce desta competência. Os comportamentos ao nível da
Comunicação Funcional, Social e Académica devem ser um maior alvo de alerta, dos profissionais,
das famílias, das direções dos estabelecimentos escolares, das políticas e orientações dos
ministérios envolvidos na idade Pré-Escolar, uma vez que apresentaram resultados de frequência
baixos. A confiabilidade da escala foi avaliada pelo Alpha de Cronbach, que apresentou um valor
de .98 considerado muito bom (Field, 2013), sendo considerada um instrumento válido para o
despiste de dificuldades comunicativas de crianças em idade Pré-Escolar.
Este estudo comprova que a implementação de um rastreio ao nível da comunicação em
crianças entre os 5 e 6 anos de idade, permitirá despistar possíveis dificuldades ao nível das
competências comunicativas, contribuindo para uma intervenção precoce e eficaz. Pre-School Education is a crucial phase of children's development and learning, in terms of communicative, social, linguistic and cognitive skills. The screening of children's communicative skills in preschool will allow the identification of warning signs, identify children at risk or to prevent the children's difficulties from becoming more complex with the transition to the 1st Cycle of Basic Education. The aim of this exploratory study is to analyze the results of the Preschool Age Communication Scale (PACS) - Version for Educators (Marinho & Cruz-Santos, 2019), consisting of three dimensions: Functional Communication, Social Communication and Academic Communication (each with eight items), in children aged 5 and 6 years, inserted in inclusive contexts, in the North Region. The sample of this study included 138 children, 70 females and 68 males.The results of this study indicate that there are significantly statistical differences in relation to the variable - specific human resources in support of learning and inclusion: i) Early Childhood Intervention (22 of the 24 items), ii) Occupational Therapy (21 out of 24 items), iii) Psychology (19 of the 24 items) and iv) Speech Therapy (15 of the 24 items), showing an influence of this variable on the children's performance, namely in the dimension of Academic Communication. At the level Form of Communication, 86.7% of children use "Complete Phrases", followed by 10.9% who use "Incomplete Phrases", reinforcing the need for awareness and training of educators for the early screening of this competence. The behaviors at the level of Functional, Social and Academic Communication should be a greater target of alert, from professionals, families, the directions of schools, the policies and orientations of the ministries involved in the preschool age since they presented low frequency results. The reliability of the scale was tested by Cronbach's Alpha, with a value of .98 considered very good (Field, 2013), being the scale considered a valid tool for the screening of communicative difficulties of preschool children. This study shows that the implementation of a screening for communication in children between 5 and 6 years of age will identify difficulties in communicative skills, contributing to early and effective intervention. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/74048 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIEC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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