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https://hdl.handle.net/1822/73865
Título: | Corpo docente da Universidade do Minho: caraterização demográgica e estratégias de rejuvenescimento |
Autor(es): | Fonseca, António Sá, Carla Angélica da Silva Pinto de Viana, Cláudia Araújo, Emília Rodrigues Sousa, Helena Almeida, Leandro S. Fernandes, Luís Carlos Ferreira Vasconcelos, Rosa |
Palavras-chave: | Envelhecimento Ensino superior Idade Rejuvenescimento |
Data: | Dez-2020 |
Citação: | Fonseca, A., Sá, C., Viana, C., Araújo, E., Sousa, H., Almeida, L., Ferandes, L.C. & Vasconcelos, R. (2020). Corpo docente da Universidade do Minho: Caraterização demográgica e estratégias de rejuvenescimento. Conselho Geral da Universidade do Minho. |
Resumo(s): | Este relatório apresenta os principais resultados da pesquisa iniciada no final de 2019, relativa ao projeto “DocentesUM -- Corpo Docente: caracterização demográfica e estratégias de rejuvenescimento”. Tem um duplo objetivo: por um lado, caracterizar em termos demográficos a situação atual do corpo docente da UMinho e, por outro lado, apresentar propostas de intervenção geracional concordantes com o desígnio de reforçar a sustentabilidade da UMinho, a médio e longo prazo. A partir da análise de dados do corpo docente da Universidade do Minho que permitiram mapear as principais tendências relativas ao volume de aposentações nos próximos anos, o relatório apresenta as principais perceções dos docentes e investigadores auscultados e procura discernir algumas opções de política para a mitigação dos efeitos do envelhecimento, no quadro de estratégias institucionais mais gerais e, de algum modo, interdisciplinares. Na prática, o estudo envolveu o cruzamento de diversas técnicas de diagnóstico de índole qualitativa (entrevistas semiestruturadas e grupos de discussão) e quantitativa (dados administrativos e inquérito por questionário), procurando favorecer a participação alargada da população académica na compreensão do problema. A informação recolhida e tratada permite concluir que o envelhecimento docente é uma preocupação estrutural para a grande maioria das Escolas/Institutos e que reflete algumas tensões já constituintes dos quotidianos da gestão académica, em particular no que se refere à atribuição de serviço docente e, em consequência, a necessidade crescente de recorrer semestralmente a contratações de pessoas em regimes mais flexíveis e pouco estáveis. Ainda que o envelhecimento seja percebido de forma muito particular em algumas escolas com dinâmicas muito específicas no que respeita ao modo de estruturar o ensino, genericamente é entendido como um fenómeno que implica atenção especial à oferta formativa e à capacidade de manutenção de certas áreas e/ou cursos. Todavia, o estudo permite identificar outros vértices colaterais do problema, nomeadamente no que se refere ao desenvolvimento dos recursos docentes e ao interesse em se repensar alguns dos enquadramentos legais existentes, em especial no que se refere à ativação de modalidades que facilitam as decisões estratégicas a respeito das carreiras dos docentes e mudança/reconfiguração dos universos culturais que caraterizam os modos de estar na academia. |
Tipo: | Relatório de investigação |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/73865 |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Relatórios / Reports |
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