Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/73782
Título: | Ser Camaleão e o desenvolvimento profissional docente na era digital: uma história de vida e suas percepções singulares |
Outro(s) título(s): | Being a chameleon and professional teacher development in the digital age: a life story and its unique perceptions |
Autor(es): | Costa, Sara Carolina Marques |
Orientador(es): | Silva, Carlos Manuel Ribeiro da |
Palavras-chave: | Desenvolvimento profissional docente Era digital História de vida Identidade profissional docente Digital age Life history Teacher professional development Teacher professional identity |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | O presente estudo enquadra-se no processo de dissertação desenvolvido no âmbito do Mestrado de
Ciências da Educação, especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação, do Instituto de
Educação da Universidade do Minho.
A dissertação procura percorrer a experiência de um professor, através da sua história de vida,
tentando compreender os seus referenciais de sentido e de desenvolvimento profissional docente,
inseridos em diferentes contextos marcados pela era digital. Acreditando que o desenvolvimento
profissional docente é fortemente influenciado pelas especificidades dos contextos em que atuamos, o
direcionamento desta dissertação relaciona-se com a visão do professor sobre o seu processo de
adaptação ao contexto globalizado, ou seja, como o professor percebe que seu desenvolvimento
profissional docente é impactado pelos desafios lançados pela era digital.
No que concerne à metodologia utilizada, opta-se por uma abordagem que se enquadra no paradigma
qualitativo de investigação, utilizando a modalidade de história de vida com entrevistas abertas com um
professor que frequentou as aulas da Unidade Curricular de “Formação e Desenvolvimento
Profissional”, ofertada pela Universidade do Minho, no âmbito da frequência do um Mestrado
Académico, mediante um registro exploratório de índole descritivo. A análise das entrevistas foi sujeita
a um processo de categorização emergente, tendo como base um conjunto de dimensões definidas à
priori.
Nesta pesquisa intencionou-se investigar e compreender, através da história de vida, como o
desenvolvimento profissional docente é influenciado pelos tempos da globalização e, em particular, na
Era Digital. Com esse método foi possível: refletir sobre o papel do docente no seu desenvolvimento
profissional ao longo da carreira; do seu percursos profissional e pessoal, identificar e observar práticas
promotoras do desenvolvimento profissional docente de um “imigrante digital”; analisar os possíveis
efeitos do contexto de diversidade deste processo idiossincrático do tornar-se, e ser-se e sentir-se
profissional na educação; e compreender, a partir da Era Digital, a complexidade educacional. This study is part of the dissertation process developed within the scope of the Master of Science in Education, specialization in Curriculum Development and Evaluation, from the Institute of Education of the University of Minho. The dissertation seeks to go through the experience of a teacher, through his life history, trying to understand his referentials of teaching and professional development, inserted in different contexts marked by the digital age. Believing that the professional development of teachers is strongly influenced by the specificities of the contexts in which we operate, the direction of this dissertation is related to the teacher's view of his process of adaptation to the global context, that is, how the teacher perceives his professional development teacher is impacted by the challenges posed by the digital age. With regard to the methodology used, we opted for an approach that fits the qualitative research paradigm, using the life history modality with open interviews with a teacher who attended the classes of the “Professional Training and Development” course, offered by the University of Minho, within the scope of the attendance of an Academic Master's Degree, through an exploratory record of a descriptive nature. The analysis of the interviews was subjected to an emergent categorization process, based on a set of dimensions defined a priori. This research aimed to investigate and understand, through life history, how the professional development of teachers is influenced by the times of globalization and, in particular, in the Digital Age. With this method it was possible to: reflect on the role of the teacher in his professional development throughout his career; from their professional and personal paths, identify and observe practices that promote the professional development of teachers of a “digital immigrant”; analyze the possible effects of the diversity context of this idiosyncratic process of becoming, being and feeling professional in education; and understand from the Digital Age the educational complexity. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/73782 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação+Sara+Carolina+Marques+Costa.pdf | 2,58 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons