Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/73538
Título: | Educação básica e pandemia. Um estudo sobre as perceções dos professores na realidade portuguesa |
Outro(s) título(s): | Basic education and pandemic. A study about teachers' perceptions in the Portuguese reality Educación básica y pandemia. Un estudio sobre las percepciones de los docentes en la realidad portuguesa |
Autor(es): | Pacheco, José Augusto Morgado, José Carlos Sousa, Joana Raquel Faria Maia, Ila Beatriz Silva |
Palavras-chave: | Pandemia Educação Básica Aprendizagem Cidadania Educación básica Desigualdad Aprendizaje Ciudadanía Pandemic Basic education Inequality Learning Citizenship |
Data: | Jun-2021 |
Editora: | Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI) |
Revista: | Revista Ibero-Americana de Educación |
Citação: | Pacheco, J. A., Morgado, J. C., Sousa, & J., Maia, I. B. (2021). Educação básica e pandemia. Um estudo sobre as perceções dos professores na realidade portuguesa. Revista Iberoamericana de Educación, 86 (1), 187-204. https://doi.org/10.35362/rie8614346 |
Resumo(s): | Partindo-se das opções políticas em educação na Ibero-América, este artigo incide na análise
de medidas tomadas em Portugal em resposta à evolução da pandemia da COVID-19. Da análise
teórico-conceptual ressaltam o uso sistemático da modalidade de ensino a distância e os efeitos que
acentuam uma realidade educacional marcada pela desigualdade e exclusão. Baseado num estudo
empírico, de natureza quantitativa, através da implementação de um questionário a professores dos
ensinos básico e secundário (n=280), são apresentados dados que caracterizam duas fases distintas:
o encerramento das escolas com a emergência da pandemia; o regresso ao ensino presencial,
a partir do momento em que já existia o controlo da pandemia. Os dados empíricos revelam que os
professores evidenciam que o ensino a distância origina desigualdades entre os alunos e contribui
para a redução das aprendizagens, manifestando, ainda, que os professores aderiram às medidas
inovadoras introduzidas pelas tecnologias digitais. Os professores revelam um certo ceticismo em
relação à valorização social da profissão docente e da escola. Como desafio para o currículo pós-
COVID-19 é destacada a importância da educação para a cidadania, organizada na escola a partir
da procura de respostas para problemas globais e locais. n. Partiendo de las opciones políticas en materia de educación en Iberoamérica, este artículo se centra en el análisis de las medidas adoptadas en Portugal en respuesta a la evolución de la pandemia de la COVID-19. Desde el análisis teórico-conceptual, se destaca el uso sistemático de la modalidad de educación a distancia y los efectos que acentúan una realidad educativa marcada por la desigualdad y la exclusión. Basado en un estudio empírico, de carácter cuantitativo, mediante la aplicación de un cuestionario a profesores de educación primaria y secundaria (n=280), se presentan datos que describen dos fases distintas: el cierre de las escuelas con la irrupción de la pandemia; la vuelta a la enseñanza presencial, desde el momento en que la pandemia ya estaba bajo control. Los datos empíricos muestran que los docentes ponen de manifiesto que la educación a distancia provoca desigualdades entre los alumnos y contribuye a reducir los aprendizajes, y que, además, los profesores han adoptado las medidas innovadoras introducidas por las tecnologías digitales. Los profesores revelan cierto escepticismo respecto a la valoración social de la profesión docente y de la escuela. Como reto para el currículo post COVID-19 se destaca la importancia de la educación para la ciudadanía, que organiza la escuela a partir de la búsqueda de respuestas a problemas globales y locales. Palabras clave: pandemia; educación básica; desigualdad; aprendizaje, ciudadanía |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/73538 |
DOI: | 10.35362/rie8614346 |
ISSN: | 1022-6508 |
e-ISSN: | 1681-5653 |
Versão da editora: | https://rieoei.org/RIE/article/view/4346/4186 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo. Educação basica e pandemia. Um estudo sobre as perceçõe dos professores na realidade portuguesa..pdf | 263,56 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons