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dc.contributor.authorFerreira, Sónia Riopor
dc.contributor.authorVieira, Maria Helenapor
dc.date.accessioned2021-06-08T08:42:00Z-
dc.date.available2021-06-08T08:42:00Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationFerreira, S. e Vieira, M. H. (2013). Práticas Formais e Informais no Ensino da Música: Questionando a Dicotomia, in Revista de Educação Artística nº 3, pp. 87-97.por
dc.identifier.issn1647-905X-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/73289-
dc.description.abstractO foco deste artigo é contribuir para a dilucidação dos conceitos de práticas formais e informais no âmbito da educação musical, destacando o contributo reconhecido de alguns investigadores como: Edwin Gordon e Lucy Green. São convocadas também para esta reflexão as perspetivas de Keith Swanwick e David Elliott. A discussão e análise destas perspetivas teóricas visam a reflexão e o questionamento dos próprios conceitos de “formalidade” e “informalidade” no ensino da música. Neste sentido, o objetivo deste ensaio é contribuir com uma reflexão que coloca em evidência a importância da articulação entre os processos formais e informais no quadro das aprendizagens da música.por
dc.description.abstractThe focus of this paper is to contribute to the clarification of the concepts of formal and informal practices in music education, highlighting the pedagogical thought of some well-known researchers such as Edwin Gordon, Lucy Green, Keith Swanwick and David Elliott. The discussion and analysis of these theoretical perspectives aim at the reflection and questioning of the very concepts of “formality” and “informality” in music teaching. In this sense, the ultimate goal of this essay is to launch a more realistic and objective discussion about the reality of music education, which might be simpler than the complexity of the recent theoretical debate has suggested.por
dc.description.sponsorshipApoio financeiro do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho; UI 317 da FCT, Portugal) através do Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, financiado através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherRegião Autónoma de Madeira. Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédiapor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectEducação musicalpor
dc.subjectPráticas formais de ensinopor
dc.subjectPráticas informais de ensinopor
dc.subjectMusic educationpor
dc.subjectInformal practices of music educationpor
dc.subjectFormal practices of music educationpor
dc.titlePráticas formais e informais no ensino da música: questionando a dicotomiapor
dc.title.alternativeFormal and informal practices in music teaching: questioning the dichotomypor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://rpea.madeira.gov.pt/index.php/rpea/article/view/98por
oaire.citationStartPage85por
oaire.citationEndPage95por
oaire.citationConferencePlaceFunchalpor
oaire.citationVolume3por
dc.identifier.doi10.34639/rpea.v3i1.98por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalRevista Portuguesa de Educação Artísticapor
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

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