Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/73289
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Sónia Rio | por |
dc.contributor.author | Vieira, Maria Helena | por |
dc.date.accessioned | 2021-06-08T08:42:00Z | - |
dc.date.available | 2021-06-08T08:42:00Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | Ferreira, S. e Vieira, M. H. (2013). Práticas Formais e Informais no Ensino da Música: Questionando a Dicotomia, in Revista de Educação Artística nº 3, pp. 87-97. | por |
dc.identifier.issn | 1647-905X | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/73289 | - |
dc.description.abstract | O foco deste artigo é contribuir para a dilucidação dos conceitos de práticas formais e informais no âmbito da educação musical, destacando o contributo reconhecido de alguns investigadores como: Edwin Gordon e Lucy Green. São convocadas também para esta reflexão as perspetivas de Keith Swanwick e David Elliott. A discussão e análise destas perspetivas teóricas visam a reflexão e o questionamento dos próprios conceitos de “formalidade” e “informalidade” no ensino da música. Neste sentido, o objetivo deste ensaio é contribuir com uma reflexão que coloca em evidência a importância da articulação entre os processos formais e informais no quadro das aprendizagens da música. | por |
dc.description.abstract | The focus of this paper is to contribute to the clarification of the concepts of formal and informal practices in music education, highlighting the pedagogical thought of some well-known researchers such as Edwin Gordon, Lucy Green, Keith Swanwick and David Elliott. The discussion and analysis of these theoretical perspectives aim at the reflection and questioning of the very concepts of “formality” and “informality” in music teaching. In this sense, the ultimate goal of this essay is to launch a more realistic and objective discussion about the reality of music education, which might be simpler than the complexity of the recent theoretical debate has suggested. | por |
dc.description.sponsorship | Apoio financeiro do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho; UI 317 da FCT, Portugal) através do Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, financiado através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Região Autónoma de Madeira. Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Educação musical | por |
dc.subject | Práticas formais de ensino | por |
dc.subject | Práticas informais de ensino | por |
dc.subject | Music education | por |
dc.subject | Informal practices of music education | por |
dc.subject | Formal practices of music education | por |
dc.title | Práticas formais e informais no ensino da música: questionando a dicotomia | por |
dc.title.alternative | Formal and informal practices in music teaching: questioning the dichotomy | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | https://rpea.madeira.gov.pt/index.php/rpea/article/view/98 | por |
oaire.citationStartPage | 85 | por |
oaire.citationEndPage | 95 | por |
oaire.citationConferencePlace | Funchal | por |
oaire.citationVolume | 3 | por |
dc.identifier.doi | 10.34639/rpea.v3i1.98 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.journal | Revista Portuguesa de Educação Artística | por |
oaire.version | VoR | por |
dc.subject.ods | Educação de qualidade | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ferreira e Vieira_2013_Formal Informal_Questionando dicotomia.pdf | 186,98 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons