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https://hdl.handle.net/1822/73031
Título: | Cianobactérias: problemática e estratégias de gestão em sistemas dulçaquícolas com uso recreativo |
Autor(es): | Macário, I. P. E. Castro, Bruno B. Nunes, Isabel M. S. Gonçalves, F. Figueiredo, Daniela R. |
Palavras-chave: | Cianobactérias Estratégias de gestão Saúde pública |
Data: | 2018 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Revista: | Revista Captar : Ciência e Ambiente para Todos |
Citação: | Macário, I. P., Castro, B. B., Nunes, I. M., et al. (2018). Cianobactérias: problemática e estratégias de gestão em sistemas dulçaquícolas com uso recreativo. Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos, 7(1), 15-25. |
Resumo(s): | A Ciência ocupa hoje um lugar de relevo no desenvolvimento das sociedades. Assim, a aquisição de competências conducentes ao desenvolvimento do pensamento científico deve ser acessível a todos os cidadãos, e não apenas aos futuros cientistas, para que todos possam ter uma participação ativa nas democracias modernas. O desenvolvimento do pensamento científico e de atitudes positivas face à Ciência dependem assim da ligação estreita entre o ensino da Ciência, as investigações científicas autênticas e/ou o desenvolvimento de novas tecnologias, o que é possível através do envolvimento dos alunos na investigação de situações reais, inseridas no seu contexto geográfico, social e cultural. A revista CAPTAR, Ciência e Ambiente para Todos, acessível on-line, apresenta-se assim como uma publicação científica periódica, escrita em português, onde alunos e docentes podem ser confrontados com dados científicos atuais, assim como com os procedimentos científicos utilizados pelos investigadores para a sua obtenção. Esta publicação periódica poderá constituir ainda uma ferramenta extremamente útil aos docentes do Ensino Básico e Secundário (EBS), na promoção da discussão, em sala de aula, de casos de estudo atuais e respetivos dados gerados, uma etapa fundamental ao envolvimento dos alunos no delineamento e execução das suas próprias pesquisas, com vista à geração de novo conhecimento. O acesso frequente a artigos científicos, no seu formato tradicional, ajudará igualmente os alunos a desenvolverem a sua capacidade de argumentação e de fundamentação de conclusões, apoiando o desenvolvimento de competências específicas requeridas na disciplina científica envolvida. Em suma, esta fonte de informação permitirá aos alunos percecionarem a Ciência como um discurso com formas de linguagem e modos de aquisição de conhecimento diferentes das que utilizam no seu dia–a-dia, mas que efetivamente regulam universalmente todos os que pensaram, pensam e pensarão Ciência, o que os ajudará a desenvolver a capacidade crítica sobre a atualidade porque mais facilmente compreenderão “linguagem científica”. Pelo facto de se encontrar facilmente acessível on-line, a Revista Captar pretende ainda assumir-se como um campo de treino e aprendizagem de jovens investigadores, já que aqui os alunos do EBS, assim como os do ensino superior podem iniciar a sua atividade de comunicação em Ciência, submetendo artigos sobre os seus trabalhos de investigação na escola e passando pelo processo de revisão por pares, bem como pela tomada de consciência das responsabilidades e benefícios associados à publicação de um trabalho científico. Mais ainda, esta é uma revista de divulgação científica junto do cidadão em geral, que, se a explorar, tomará conhecimento sobre as principais áreas de investigação na área das ciências naturais e ambiente, desenvolvidas em diferentes laboratórios e instituições de ensino superior nacionais. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://doi.org/10.34624/captar.v7i1.1063 https://hdl.handle.net/1822/73031 |
DOI: | 10.34624/captar.v7i1.1063 |
ISSN: | 1647-323X |
Versão da editora: | https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/1063 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CBMA - Artigos/Papers DBio - Artigos/Papers |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Macário et al 2018 - CAPTar 7(1) 15-25.pdf | 559,22 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |