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https://hdl.handle.net/1822/72639
Título: | O medo do consumo solitário: comentários em canais infantojuvenis de YouTube do Brasil e de Portugal |
Autor(es): | Costa, Pedro Rodrigues Capoano, Edson |
Palavras-chave: | YouTube Youtubers Z Generation Fear Consumption Geração Z Medo Consumo |
Data: | 2020 |
Editora: | Routledge |
Revista: | Journal of Iberian and Latin American Research |
Citação: | Costa, P. R., & Capoano, E. (2020). O medo do consumo solitário: Comentários em canais infantojuvenis de YouTube do Brasil e de Portugal. Journal of Iberian and Latin American Research. https://doi.org/10.1080/13260219.2020.1909872 |
Resumo(s): | Sociotechnical networks both promote the appearance of social
news and reinforce old dynamics: fears, passions, dreams,
expressions. YouTube, through its algorithm and tools, gives
rise to interpersonal dynamics and identity perceptions, both
in production and consumption. In this sense, in this study we
analyzed 500 comments on the 10 most consumed children’s
YouTube channels in Brazil and Portugal, perceiving different
dynamics in productions, as well as similarities and imitations
in consumption and expression in relation to consumption.
However, what stood out most in this study was the revelation
of a widespread fear of loneliness in the cultural consumption of
products and trends on YouTube. Realizing what is being consumed
online seems to be a social thermometer used by young
people to feel present and connected. As redes sociotécnicas tanto promovem o aparecimento de novidades sociais como reforçam velhas dinâmicas: medos, paixões, sonhos, expressões. O YouTube, através do seu algoritmo e das suas ferramentas, faz surgir dinâmicas interpessoais e perceções identitárias, tanto na produção como no seu consumo. Neste sentido, analisamos, neste estudo, 500 comentários nos dez canais infantojuvenis de YouTube mais consumidos no Brasil e em Portugal, percebendo diferentes dinâmicas nas produções, bem como semelhanças e imitações no consumo e na expressão face ao consumo. Contudo, o que mais ressaltou neste estudo foi a revelação de um medo generalizado de solidão no consumo cultural de produtos e tendências no YouTube. Perceber o que está a ser consumido online parece ser um termómetro social utilizado pelos mais jovens para se sentirem presentes e ligados. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/72639 |
DOI: | 10.1080/13260219.2020.1909872 |
ISSN: | 1326-0219 |
e-ISSN: | 2151-9668 |
Versão da editora: | https://www.tandfonline.com/eprint/AG5KJUPNMPA4XFCCVQFV/full?target=10.1080/13260219.2020.1909872 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito autor |
Aparece nas coleções: | CECS - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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O medo do consumo solit rio coment rios em canais infantojuvenis de YouTube do Brasil e de Portugal.pdf Acesso restrito! | 1,39 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |