Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/72639

TítuloO medo do consumo solitário: comentários em canais infantojuvenis de YouTube do Brasil e de Portugal
Autor(es)Costa, Pedro Rodrigues
Capoano, Edson
Palavras-chaveYouTube
Youtubers
Z Generation
Fear
Consumption
Geração Z
Medo
Consumo
Data2020
EditoraRoutledge
RevistaJournal of Iberian and Latin American Research
CitaçãoCosta, P. R., & Capoano, E. (2020). O medo do consumo solitário: Comentários em canais infantojuvenis de YouTube do Brasil e de Portugal. Journal of Iberian and Latin American Research. https://doi.org/10.1080/13260219.2020.1909872
Resumo(s)Sociotechnical networks both promote the appearance of social news and reinforce old dynamics: fears, passions, dreams, expressions. YouTube, through its algorithm and tools, gives rise to interpersonal dynamics and identity perceptions, both in production and consumption. In this sense, in this study we analyzed 500 comments on the 10 most consumed children’s YouTube channels in Brazil and Portugal, perceiving different dynamics in productions, as well as similarities and imitations in consumption and expression in relation to consumption. However, what stood out most in this study was the revelation of a widespread fear of loneliness in the cultural consumption of products and trends on YouTube. Realizing what is being consumed online seems to be a social thermometer used by young people to feel present and connected.
As redes sociotécnicas tanto promovem o aparecimento de novidades sociais como reforçam velhas dinâmicas: medos, paixões, sonhos, expressões. O YouTube, através do seu algoritmo e das suas ferramentas, faz surgir dinâmicas interpessoais e perceções identitárias, tanto na produção como no seu consumo. Neste sentido, analisamos, neste estudo, 500 comentários nos dez canais infantojuvenis de YouTube mais consumidos no Brasil e em Portugal, percebendo diferentes dinâmicas nas produções, bem como semelhanças e imitações no consumo e na expressão face ao consumo. Contudo, o que mais ressaltou neste estudo foi a revelação de um medo generalizado de solidão no consumo cultural de produtos e tendências no YouTube. Perceber o que está a ser consumido online parece ser um termómetro social utilizado pelos mais jovens para se sentirem presentes e ligados.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/72639
DOI10.1080/13260219.2020.1909872
ISSN1326-0219
e-ISSN2151-9668
Versão da editorahttps://www.tandfonline.com/eprint/AG5KJUPNMPA4XFCCVQFV/full?target=10.1080/13260219.2020.1909872
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito autor
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O medo do consumo solit rio coment rios em canais infantojuvenis de YouTube do Brasil e de Portugal.pdf
Acesso restrito!
1,39 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID