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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAbeijón, Ricardo Iván Barcelópor
dc.contributor.editorAzevedo, Ana Francisca depor
dc.contributor.editorFurlanetto, Beatriz Helenapor
dc.contributor.editorAugusto, Carlos Albertopor
dc.contributor.editorDuarte, Miguel Bandeirapor
dc.date.accessioned2021-04-19T10:09:38Z-
dc.date.available2021-04-19T10:09:38Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/72069-
dc.description.abstractEl poncho é o título de uma canção do compositor uruguaio Eduardo Fabini (1882-1950), cuja partitura original para canto e piano, de 1928, leva como letra o poema homónimo do poeta conterrâneo Fernán Silva Valdés (1887-1975), publicado em 1921. Nos versos musicalizados por Fabini são retratadas as meditações de um gaucho que fala com o seu poncho, algures no interior do Uruguai. Constatamos que houve interação entre vários artistas para produzir uma partitura de El poncho exequível na guitarra clássica, que serviu para viabilizar a divulgação da música de Fabini de uma forma alternativa. O procedimento para obter uma partitura funcional para guitarra a partir de uma peça escrita para outro instrumento ou conjunto musical é normalmente chamada de adaptação, arranjo, transcrição ou versão; no entanto, tendo em conta o grau real de intervenção criativa do guitarrista Atilio Rapat (1905-1988) na elaboração da partitura para guitarra de El poncho, seria melhor considerar este processo de transformação do material como uma transcriação. Este conceito, que provém da área da publicidade, implica um olhar minucioso sobre um produto com o fim de o transformar, adaptando-o a um novo contexto de forma criativa, sem que este perca o estilo nem a intenção do conteúdo original. Neste sentido, é de salientar que a transcriação de El poncho para guitarra realizada por Rapat foi exitosa, pois se tornou mais uma obra do repertório guitarrístico internacional. O seu dedicatário, o concertista e pedagogo Abel Carlevaro (1916–2001), teve um importante papel no sucesso da transcriação de El poncho para guitarra solo, pois impulsionou a sua publicação em 1993. Além disso, Carlevaro divulgou amplamente esta obra, pois a interpretou em numerosos concertos e a gravou no seu último CD.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTranscriaçãopor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectEl Ponchopor
dc.subjectFabinipor
dc.subjectSilva Valdéspor
dc.subjectRapatpor
dc.subjectCarlevaropor
dc.subjectGuitarrapor
dc.subjectUruguaipor
dc.subjectNativismopor
dc.titleA transcriação musical de El Poncho: o nativismo uruguaio de Fabini e Silva Valdés na Guitarra de Rapat e Carlevaropor
dc.typebookPartpor
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/1822/71821por
oaire.citationStartPage87por
oaire.citationEndPage107por
dc.identifier.eisbn978-989-8963-44-4por
dc.subject.fosHumanidades::Artespor
sdum.bookTitleGeografias culturais da música, do som e do silênciopor
oaire.versionVoRpor
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