Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/71026

TítuloTecnologias digitais em ambiente escolar no estado de Santa Catarina no Brasil: conhecer e prevenir situações de risco em crianças e adolescentes
Outro(s) título(s)Digital technologies in a school environment in the state of Santa Catarina in Brazil: knowing and preventing risk situations in children and adolescents
Autor(es)Caliari, Fábio Manoel
Orientador(es)Ramos, Altina
Santos, Vera Márcia Marques
Palavras-chavecrianças e adolescentes
riscos virtuais
vulnerabilidade
TIC e formação de professores
children and adolescents
virtual risks
vulnerability
ICT and teacher training
Data23-Jul-2020
Resumo(s)Tendo em conta a facilidade com que crianças e adolescentes catarinenses acedem à Internet no ambiente escolar, esta investigação pretende identificar se existem riscos ao utilizarem as TIC em ambientes virtuais e, existindo, identificá-los. Em caso afirmativo, utilizar-se-á as próprias Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para detectar e prevenir esses riscos. Com o intuito de responder a essa inquietação e para se construir a fundamentação teórica desta tese, foram desenvolvidos alguns conceitos tais como as gerações X, Y, Z e Alfa. Também foi tratada a problemática da relação entre essas gerações e o impacto da utilização das TIC no ambiente escolar. Quanto à metodologia da investigação, adotamos a pesquisa qualitativa, mais concretamente o estudo de caso. Para fundamentar o estudo de caso, recorreu-se a Coutinho (2013), Flick (2009), Gil (2008), Morgado (2018) e Yin (2015). O caso investigado nesta tese tem como objetivo principal conhecer e prevenir situações de risco virtual em crianças e adolescentes no ambiente escolar em 6 (seis) escolas de Santa Catarina/Brasil. Para fundamentar o cariz qualitativo da pesquisa, recorreu-se a autores como Bogdan e Biklen (1994), Cohen e Manion (1989), Creswell (2010), Flick (2009) entre outros. Para a recolha de dados foram utilizados três instrumentos: questionário, observação e grupo focal. Foi aplicado um questionário que recebeu 37 (trinta e sete) respostas das professoras do Ensino Fundamental, seguido da realização de uma e-oficina cujo tema foi: Redes Sociais podem ser espaço de vulnerabilidade sexual de crianças e adolescentes?” Esta ação foi totalmente concretizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem da plataforma Moodle. Realizou-se também uma intervenção pedagógica, em 6 escolas da rede pública municipal, que contou com a participação de 134 (cento e trinta e quatro) alunos e 10 (dez) professoras. Foram realizados dois grupos focais, em dois momentos distintos. O primeiro grupo focal foi composto por 40 (quarenta) professoras e o segundo grupo focal incluiu de 28 (vinte e oito) alunos e 10 (dez) professoras. A análise dos dados seguiu os critérios da análise temática de Braun e Clarke (2006), além das contribuições de Bardin (1997) e Esteves (2006). Os resultados deste estudo revelam que existem riscos virtuais quanto à utilização não segura das TIC no ambiente escolar. Ficou comprovado que houve interesse, por parte dos alunos, em relação aos conteúdos trabalhados durante a intervenção pedagógica, os quais geraram novos conhecimentos. Além disso, houve uma sensibilização dos alunos envolvidos no sentido da sua consciencialização ética: agora já utilizam a Internet de forma reflexiva e autônoma. Como produto desta tese, foi desenvolvida a estratégia CALIARI (Confronto ALIAndo forças contra os Riscos da Internet) que poderá contribuir para a preparação de professoras para enfrentar os riscos virtuais, para sensibilizar crianças, adolescentes e a comunidade em relação à utilização segura das TIC no ambiente escolar.
Considering the ease with which children and adolescents from Santa Catarina access the Internet in the school environment, this research aims to identify whether there are risks when using ICT in virtual environments and, if so, to identify them. If so, information and communication technologies (ICT) themselves will be used to detect and prevent these risks. Some concepts such as the X, Y, Z and Alpha generations were developed in order to respond to this concern and to build the theoretical basis for this thesis. The issue of the relationship between these generations and the impact of ICT use on the school environment was also addressed. As for the research methodology, we adopted the qualitative research, more specifically the case study. To support the case study, we resorted to Coutinho (2013), Flick (2009), Gil (2008), Morgado (2018) and Yin (2015). The case researched in this thesis has as its main objective to know and prevent virtual risk situations in children and adolescents in the school environment in 6 (six) schools in Santa Catarina/Brazil. To support the qualitative nature of the research, authors such as Bogdan and Biklen (1994), Cohen and Manion (1989), Creswell (2010), Flick (2009) among others were consulted. Three tools were used for data collection: questionnaire, observation, and focus group. A questionnaire was applied and 37 (thirty-seven) answers were received from elementary school teachers, followed by an e- workshop whose topic was: Can Social Networks be a place of sexual vulnerability for children and adolescents?” This action was fully realized in the Virtual Learning Environment of the Moodle platform. A pedagogical intervention was also carried out in 6 schools of the municipal public network, with the participation of 134 (one hundred and thirty four) students and 10 (ten) teachers. Two focus groups were held at two different times. The first focal group consisted of 40 (forty) female teachers and the second focal group included 28 (twenty-eight) students and 10 (ten) female teachers. The data analysis followed the criteria of Braun and Clarke's (2006) thematic analysis, in addition to contributions from Bardin (1997) and Esteves (2006). The results of this study show that there are virtual risks to the unsafe use of ICT in the school environment. It was proven that there was interest on the part of the students in relation to the contents worked on during the pedagogical intervention, which generated new knowledge. In addition, there has been an awareness of the students involved towards their ethical awareness: they now use the Internet reflexively and autonomously. As a product of this thesis, the CALIARI (Confrontation Combining Forces Against Internet Risks) strategy was developed which could contribute to preparing teachers to face virtual risks, to raise awareness among children, adolescents and the community about the safe use of ICT in the school environment.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/71026
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Fabio_Manoel_Caliari.pdf4,91 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID