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https://hdl.handle.net/1822/70691
Título: | Influência das condições de ensaio na avaliação da sensibilidade à água de misturas betuminosas |
Outro(s) título(s): | Influence of test conditions on the water sensitivity of bituminous mixtures |
Autor(es): | Melo, Ruben Tiago Silva |
Orientador(es): | Oliveira, Joel R. M. |
Palavras-chave: | Pavimentos rodoviários Misturas betuminosas Sensibilidade à água Ensaios de tração indireta Resistência conservada Road pavements Bituminous mixtures Water sensitivity Indirect tensile tests Conserved strength |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | No dimensionamento dos pavimentos rodoviários deve-se ter em conta todas as ações a que
estes vão estar sujeitos ao longo do seu período de vida. Para além de terem que suportar
todas as cargas, também têm que ser capazes de resistir às ações climatéricas. Um dos aspetos
a ter em consideração é a sensibilidade à água, que em Portugal e na Europa é estudado
através da norma Europeia EN 12697-12.
O principal objetivo deste trabalho é determinar a influência das condições de ensaio na
avaliação da sensibilidade à água de misturas betuminosas. Para tal, pretendeu-se aferir qual é
o parâmetro ou conjunto de parâmetros da norma ao qual os resultados são mais sensíveis.
Desse modo, para o estudo foram variadas cinco condições fundamentais da norma Europeia,
sendo elas, a temperatura da água aquando aplicação do vácuo, a forma de aplicação de
vácuo, a duração e temperatura do condicionamento e, por fim, a temperatura do ensaio de
tração indireta. Adicionalmente, estudou-se ainda a influência que um agregado de um lote
diferente pode ter nos resultados obtidos, bem como a comparação dos resultados obtidos
entre a norma Europeia e a Norma Militar Americana MIL-STD-620A, por se tratar da antiga
norma utilizada em Portugal para determinação da resistência conservada das misturas
betuminosas.
De todos os parâmetros estudados, concluiu-se que a variação da temperatura da água é um
dos principais fatores que mais influencia os resultados finais de sensibilidade à água (ITSR).
Foi ainda possível verificar que este ensaio é muito sensível em termos de variação de
resultados, pelo que, se não existir um controlo apertado sobre todas as condições de ensaio,
produção dos provetes e lote de agregados é provável que os resultados deste ensaio sejam
influenciados por outros fatores. All loading and environmental conditions that road pavements will be subjected throughout their life span should be taken into account in the design process. One of the conditions that should be considered is the water sensitivity, which is studied, both in Portugal and in Europe, through the European Standard EN 12697-12. The main objective of this work is to determine the influence of the test conditions on the evaluation of water sensitivity of bituminous mixtures. For this, it was intended to measure which is the parameter or set of parameters of the standard to which the results are most sensitive. Thus, for this study, five fundamental conditions of the European standard were altered, these being the water temperature, the method of vacuum application, the conditioning duration and temperature and, finally, the temperature of the indirect tensile test. In addition, the influence that an aggregate of a different lot can have in the results obtained was assessed, as well as a comparison of the results obtained between the European Standard and the American Military Standard MIL-STD-620A, since this is the old standard used in Portugal for the determination of the conserved strength of the bituminous mixtures. Of all the parameters studied, it was concluded that the variation of water temperature is one of the main factors that most influence the final results of indirect tensile strength ratio (ITSR). It was also possible to verify that this is a very sensitive test, in terms of results variation. Therefore, if there is no tight control over all test conditions, production of test pieces and batch of aggregates, it is likely that the results of the test are influenced by other factors. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/70691 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DEC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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