Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/70579

Título‘Cher’, entre o mito da celebridade e o empoderamento das minorias. Transmutações da “mulher desviante”
Outro(s) título(s)‘Cher’, between the myth of celebrity and the empowerment of minorities. Transmutations of the ‘unruly woman’
Autor(es)Cadilhe, Orquídea Conceição Lima Ferreira Maia Santos
Orientador(es)Macedo, Ana Gabriela
Palavras-chaveCher
cultura da celebridade
fandom
performance
reescrita
celebrity culture
rewriting
Data30-Out-2020
Resumo(s)Esta tese propõe o estudo do conceito de “mito da celebridade”, enquanto fenómeno cultural, em diálogo com os estudos performativos e os estudos de género. O objetivo foi investigar o impacto de ícones da cultura popular na sociedade contemporânea, questionar até que ponto estes contribuem para ruturas e mudanças sociais e, por último, demonstrar o potencial destas figuras para desconstruírem representações dominantes e terem, portanto, um papel político-social. Em particular, investiguei como a artista Cher tem vindo a dar um contributo crucial a esta dinâmica uma vez que persistentemente representa o mito da “mulher desviante”, a qual adota um infinito número de atitudes transgressoras e ameaça normas especificas da ideologia dominante. Analisei igualmente as relações intersemióticas entre tais representações alternativas como reescritas empoderadoras de representações dominantes, nomeadamente representações que abordam questões étnicas, papéis de género e de cidadania. Analisei ainda como Cher insiste em se colocar em espaços liminares, ajudando a promover a interseção entre margem e centro e a eliminar as linhas de divisão entre grupos sociais.
This dissertation discusses the concept of the ‘celebrity myth’ in the context of cultural studies in dialogue with performative studies as well as gender studies. It aims to research the impact of popular culture icons in contemporary society and question up to what extent they are catalysts of social ruptures and changes, ultimately demonstrating the potential for such figures to deconstruct dominant representations and thus perform a socio-political role. In particular, I have studied how the performer Cher has been playing a crucial role in these dynamics since she persistently embodies the myth of the ‘unruly woman’ who adopts an infinite number of transgressive attitudes and threatens distinctive roles of the dominant ideology. I have worked on the intersemiotic relations between such alternative representations as empowering rewritings of dominant ones, namely in performances that deal with ethnic, feminine, and feminist issues. I have also analyzed how Cher constantly places herself at liminal spaces and helps promote the intersection of margin and center as well as eliminate the lines of division between social groups both through her performances and her activism.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Modernidades Comparadas: Literaturas, Artes e Cultura (Línguas e Literaturas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/70579
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
ELACH - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Orquidea Conceicao Lima Ferreira Maia Santos Cadilhe.pdfTese de Doutoramento28,29 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID