Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/70579
Título: | ‘Cher’, entre o mito da celebridade e o empoderamento das minorias. Transmutações da “mulher desviante” |
Outro(s) título(s): | ‘Cher’, between the myth of celebrity and the empowerment of minorities. Transmutations of the ‘unruly woman’ |
Autor(es): | Cadilhe, Orquídea Conceição Lima Ferreira Maia Santos |
Orientador(es): | Macedo, Ana Gabriela |
Palavras-chave: | Cher cultura da celebridade fandom performance reescrita celebrity culture rewriting |
Data: | 30-Out-2020 |
Resumo(s): | Esta tese propõe o estudo do conceito de “mito da celebridade”, enquanto fenómeno cultural, em diálogo
com os estudos performativos e os estudos de género. O objetivo foi investigar o impacto de ícones da
cultura popular na sociedade contemporânea, questionar até que ponto estes contribuem para ruturas e
mudanças sociais e, por último, demonstrar o potencial destas figuras para desconstruírem
representações dominantes e terem, portanto, um papel político-social. Em particular, investiguei como
a artista Cher tem vindo a dar um contributo crucial a esta dinâmica uma vez que persistentemente
representa o mito da “mulher desviante”, a qual adota um infinito número de atitudes transgressoras e
ameaça normas especificas da ideologia dominante. Analisei igualmente as relações intersemióticas
entre tais representações alternativas como reescritas empoderadoras de representações dominantes,
nomeadamente representações que abordam questões étnicas, papéis de género e de cidadania.
Analisei ainda como Cher insiste em se colocar em espaços liminares, ajudando a promover a interseção
entre margem e centro e a eliminar as linhas de divisão entre grupos sociais. This dissertation discusses the concept of the ‘celebrity myth’ in the context of cultural studies in dialogue with performative studies as well as gender studies. It aims to research the impact of popular culture icons in contemporary society and question up to what extent they are catalysts of social ruptures and changes, ultimately demonstrating the potential for such figures to deconstruct dominant representations and thus perform a socio-political role. In particular, I have studied how the performer Cher has been playing a crucial role in these dynamics since she persistently embodies the myth of the ‘unruly woman’ who adopts an infinite number of transgressive attitudes and threatens distinctive roles of the dominant ideology. I have worked on the intersemiotic relations between such alternative representations as empowering rewritings of dominant ones, namely in performances that deal with ethnic, feminine, and feminist issues. I have also analyzed how Cher constantly places herself at liminal spaces and helps promote the intersection of margin and center as well as eliminate the lines of division between social groups both through her performances and her activism. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Modernidades Comparadas: Literaturas, Artes e Cultura (Línguas e Literaturas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/70579 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | ELACH - Teses de doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Orquidea Conceicao Lima Ferreira Maia Santos Cadilhe.pdf | Tese de Doutoramento | 28,29 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons