Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/70172

TítuloPara não abandonar a reflexão sociológica em tempos de pandemia
Autor(es)Afonso, Almerindo Janela
Palavras-chaveCOVID-19
Pandemia
Data27-Nov-2020
EditoraUMinho Editora
CitaçãoAfonso, A. J. (2020). Para não abandonar a reflexão sociológica em tempos de pandemia. In Martins, M., Rodrigues, E., A Universidade do Minho em tempos de pandemia: Tomo I: Reflexões. UMinho Editora. DOI: https://doi.org/10.21814/uminho.ed.23.8
Resumo(s)[Excerto] No contexto atual, passados muitos meses depois de declarada a pandemia provocada pela COVID-19, arrisquei escrever sobre algumas dimensões desta crise pluridimensional, com sentimentos que alternaram entre a angústia e a esperança, consoante o teor das muitas leituras reflexivas que fiz e contando essencialmente com a vasta e atualizada literatura disponível. Foram artigos académicos, e-books e, sobretudo, muitos textos de autores de referência inseridos em excelentes sites e publicações online que, na maior parte dos casos, incitam à reflexão crítica e auto-formativa, a partir de olhares plurais, ora complementares, ora contraditórios. Se, por um lado, para quem está atento às notícias sobre os desenvolvimentos da investigação na área das Ciências da Vida e à sua tradução através de explicações e estatísticas sobre a evolução da doença (e será a maioria da população), o que se espera ansiosamente é que, o quanto antes, surjam novidades significativamente motivadoras e redentoras, por outro lado, para quem procura acompanhar o que é produzido nos campos das Ciências Sociais e das humanidades, se é verdade que algumas análises se repetem, também outras trazem novas pistas e abrem dimensões insuspeitas. Neste âmbito vasto e estimulante, o presente texto é necessariamente muito modesto, apenas pretendendo fazer uma síntese muito parcelar que recorre sobretudo a abordagens, implícita ou explicitamente, referenciáveis à Sociologia ou a outras Ciências Sociais. Em qualquer dos casos, estas abordagens contêm questões teórico-conceptuais a revisitar, nomeadamente as que dizem respeito ao Estado e às velhas e novas desigualdades sociais e educacionais, mitigadas ou ampliadas, no contexto atual, pelas tecnologias digitais. [...]
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/70172
e-ISBN978-989-8974-27-3
DOI10.21814/uminho.ed.23.8
Versão da editorahttps://ebooks.uminho.pt/index.php/uminho/catalog/book/25
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters
UMinho Editora - A Universidade do Minho em tempos de pandemia: Tomo I: (Re)Ações

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