Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/69961

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMaciel, Maridalva Cardosopor
dc.contributor.authorCunha, António Camilopor
dc.contributor.authorSilva, Carlos Manuel Ribeiro dapor
dc.contributor.authorMaia, Dario Zivomar Flexapor
dc.date.accessioned2021-02-01T12:03:20Z-
dc.date.available2021-02-01T12:03:20Z-
dc.date.issued2016-10-
dc.identifier.citationMaciel, M. C., Cunha, A. C., Silva, C. & Maia, D. Z. (2016). Formação Continuada. Um Estudo com Professores de Educação Física. In F. C. Fontes (Org.). III Congresso Nacional de Educação. Cenários contemporâneos: a educação e suas multiplicidades (05 a 07 de outubro, pp. 12). Natal – RN, Brasil: Realize Eventos Científicos e Editora Ltda. ISSN: 2358-8829. Disponível em http://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21057por
dc.identifier.issn2358-8829-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/69961-
dc.description.abstractA implantação de novas unidades de ensino aliada ao surgimento e implementação de novas técnicas e tecnologias no ensino brasileiro exigiu a adequação da disciplina Educação Física e seus profissionais nessa nova realidade. Tal fato voltam os olhares para os professores de Educação Física do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), com o intuito de perceber se tais mudanças interferem no desenvolvimento de suas ações pedagógicas. Foi neste contexto que emergiu a pesquisa, tomando como referência os seguintes questionamentos: quais os conhecimentos, experiências e ideias dos professores sobre formação continuada e a sua relação com o desenvolvimento de suas ações pedagógicas. Visando o aprimoramento do desenvolvimento de suas práticas pedagógicas buscamos averiguar qual o papel da formação continuada na vida profissional, perceber se necessitam deste processo ou têm acesso a ele. Neste estudo foi utilizada como estratégia de pesquisa, um estudo de caso e como instrumento para a recolha dos dados o questionário. Os resultados obtidos que responderam à questão principal que guiou este estudo, comprovam que os professores de Educação Física do IFRN necessitam de processos de Formação Continuada específica da disciplina, o que vai refletir na melhoria da qualidade de ensino do IFRN e, consequentemente, em melhor aproveitamento e qualidade de vida dos alunos dos cursos técnicos integrados do ensino médio.por
dc.description.sponsorshipApoio financeiro do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho; UI 317 da FCT, Portugal) através do Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, financiado através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherRealize Eventos Científicos e Editora Ltdapor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/136045/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.relationPOCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectFormação Continuadapor
dc.subjectFormação Contínuapor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.titleFormação continuada. Um estudo com professores de Educação Físicapor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewednopor
dc.relation.publisherversionhttp://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21057por
oaire.citationConferencePlaceNatal, RN, Brasilpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalAnais CONEDUpor
sdum.conferencePublicationIII Congresso Nacional de Educação. Cenários contemporâneos: a educação e suas multiplicidadespor
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID9011_15082016142148.pdf1,28 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID