Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/69960
Título: | A pedagogia africana das culturas populares: a sistematização de conhecimento pela revista acadêmica Gueto |
Outro(s) título(s): | The African pedagogy of popular cultures: the systematization of knowledge by the Gueto academic magazine La pedagogía africana de las culturas populares: la sistematización de conocimiento por la revista académica Gueto |
Autor(es): | Silva, Jean Adriano Barros da Viana, Isabel Carvalho |
Palavras-chave: | Pedagogia africana Educação Difusão do conhecimento African pedagogy Education Knowledge diffusion Pedagogía africana Educación Difusión del conocimiento |
Data: | Abr-2020 |
Editora: | Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Revista: | Educação em Debate |
Citação: | SILVA, Jean Adriano Barros da; VIANA, Isabel Maria da Torre Carvalho. A pedagogia africana das culturas populares: a sistematização de conhecimento pela Revista Acadêmica Gueto. Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 42, n. 81, p. 26-35, jan./abr. 2020. |
Resumo(s): | O artigo proposto é fruto de uma investigação de pós-doutorado e está focado na discussão sobre a pedagogia africana na educação formal, visto que inúmeras são as possibilidades de trato com este tema, principalmente pelas características peculiares da formação étnica no Brasil. Assim, considerando as produções publicadas
na linha currículo, cultura, identidade e africanidades, na Revista Acadêmica GUETO, a partir de uma metodologia centrada na pesquisa bibliográfica, propomos uma reflexão crítica, apresentando a discussão dos dados e resultados, considerando os aspectos mais relevantes relativos às contribuições do periódico no processo de
formação humana para trato com a diversidade, na perspectiva de superação dos paradigmas pedagógicos unicamente centrados na referencia eurocêntrica. Neste sentido, foi possível identificar que são inúmeros os caminhos e benefícios para a educação formal em nosso país e que iniciativas que promovam a difusão deste tipo de conhecimento são fundamentais para trazer maior visibilidade, focando temas desta natureza, que historicamente foram negligenciados por preconceito. The proposed article is the result of a postdoctoral research and is focused on the discussion about African pedagogy in formal education, since there are innumerable possibilities for dealing with this theme, mainly due to the peculiar characteristics of Brazil ethnical constitution. Thus, considering the published productions, in the research area curriculum, culture, identity and africanities, in the Revista Acadêmica GUETO (GUETO Academic Journal), based on a methodology centered on bibliographical research, we propose a critical reflection, presenting data discussion and results, considering the most relevant aspects concerning the contributions of the journal in the process of human formation to deal with diversity, with a view to overcome pedagogic paradoxes solely centered on the Eurocentric reference. In this sense, it was possible to identify that there are innumerable paths and benefits for formal education in our country, and that initiatives that promote the diffusion of this type of knowledge are fundamental to bring greater visibility, focusing on themes of this nature that have historically been neglected by prejudice. El artículo propuesto es fruto de una investigación de post doctorado y está enfocada en la discusión sobre la pedagogía africana en la educación formal, ya que, inúmeras son las posibilidades de trato con este tema, principalmente por las características peculiares de la formación étnica en Brasil. En la Revista Académica GUETO, a partir de una metodología centrada en la investigación bibliográfica, proponemos una reflexión crítica, presentando la discusión de los datos y resultados, considerando los aspectos más relevantes, considerando las producciones publicadas, en la línea currículo, cultura, identidad y africanidades, en la Revista Académica GUETO, a partir de una metodología centrada en la investigación bibliográfica, proponemos una reflexión crítica, presentando la discusión de los datos y resultados, de las contribuciones del periódico en el proceso de formación humana para tratar con la diversidad, en la perspectiva de superación de los paradigmas pedagógicos únicamente centrados en la referencia eurocéntrica. En este sentido, fue posible identificar que son innumerables los caminos y beneficios para la educación formal en nuestro país, y que iniciativas que promuevan la difusión de este tipo de conocimiento son fundamentales para traer mayor visibilidad, enfocando temas de esta naturaleza, que históricamente fueron descuidados por prejuicio. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/69960 |
ISSN: | 0102-1117 |
e-ISSN: | 2526-0847 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educacao em Debate2020.pdf | 232,03 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |