Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/69718

TítuloAnimar a educação: contributo do audiovisual e storytelling interativo no ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico
Outro(s) título(s)Animating education: the contribution of the audio-visual and of interactive storytelling in teaching english for primary school
Autor(es)Estremina, Mónica Cristina de Oliveira Carvalho e Silva
Orientador(es)Moreira, Maria Alfredo
Palavras-chaveStorytelling interativo
Audiovisual
Oralidade
Audio-visual
Interactive storytelling
Oral skills
Data2020
Resumo(s)Este relatório de estágio pedagógico supervisionado, realizado no âmbito do Mestrado de Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, detalha um projeto de intervenção na aprendizagem precoce da língua inglesa intitulado “Animar a Educação: O Contributo do Audiovisual e Storytelling Interativo no Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico”. Este projeto consistiu na implementação e análise de práticas pedagógicas utilizando meios audiovisuais e técnicas de storytelling interativo, ou seja, na apresentação de histórias na sala de aula em cuja narrativa os alunos pudessem participar ativamente. Procurou-se ainda verificar o impacto destes meios no desenvolvimento de competências de aprendizagem, particularmente no desenvolvimento de competências de expressão e compreensão oral na língua inglesa. O projeto foi desenvolvido numa escola de 1.º CEB pertencente a um agrupamento em Guimarães, numa turma do 3.º ano, tendo sido esta acompanhada até ao 4.º ano de escolaridade. O projeto teve os seguintes objetivos: identificar as perceções iniciais das crianças relativamente à disciplina de inglês; pesquisar e implementar técnicas pedagógicas dentro das temáticas do projeto de intervenção que promovessem o desenvolvimento da oralidade na língua inglesa; incentivar os alunos a participar e a usar a sua criatividade nas aulas; incentivar a produção oral e interação com as histórias e atividades abordadas nas aulas e avaliar o impacto do projeto no progresso escolar dos alunos. Para atingir tais objetivos, foram implementadas diversas práticas, tais como atividades que promovessem competências de produção e interação oral com recurso a ferramentas audiovisuais e histórias, dramatizações, jogos, apresentações, canções, questionários de autorregulação, conversas informais com os alunos, e, por fim, a escrita de uma carta final à professora. As atividades desenvolvidas tiveram um impacto positivo nos alunos e nas suas experiências com a disciplina de Inglês, reforçando-se a pertinência do tema e das estratégias do projeto no ensino de uma língua estrangeira a idades precoces.
This supervised pedagogical teaching report was written within the Master in Teaching English in Primary Education and details an intervention project in the early learning of the English language titled “Animating Education: The contribution of the audio-visual and interactive storytelling in teaching English for Primary Education”. This project’s focus consisted on the implementation and analysis of pedagogical practices utilizing audio-visual resources and interactive storytelling techniques, that is, on the presentation of stories in the classroom of which the students could actively participate in their narrative, thus aiming to use said tools in English classes with primary school students to verify their impact on the development of learning competences, particularly in the development of oral skills and in expression and comprehension competences, within the English language. This project was developed in a primary school in Guimarães, in a 3rd grade class, and it accompanied said class until their 4th grade of schooling. It had the following objectives: to identify the children’s initial insights regarding de English course; to research and implement pedagogical techniques, within the chosen themes of the intervention project, that promote the development of oral skills in the English language; to urge the students to participate and to use their creativity in class; to encourage oral production and interaction with the stories and activities used in class and to evaluate the impact of the project in the student’s school progress. To accomplish these objectives, various practices were made, such as activities that promoted oral interaction and production competences using audio-visual tools and stories; roleplays; games; presentations; songs; self-regulation surveys, informal conversations with the students and, lastly, the writing of a final letter to the teacher. The activities developed within the project left a positive impact on the students and on their experiences with English, therefore reinforcing the pertinence of the project’s theme and of the strategies used in teaching a foreign language to young learners.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/69718
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatorio estagio Monica Cristina de Oliveira Carvalho e Silva Estremina.pdf4,73 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID