Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/69718
Título: | Animar a educação: contributo do audiovisual e storytelling interativo no ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico |
Outro(s) título(s): | Animating education: the contribution of the audio-visual and of interactive storytelling in teaching english for primary school |
Autor(es): | Estremina, Mónica Cristina de Oliveira Carvalho e Silva |
Orientador(es): | Moreira, Maria Alfredo |
Palavras-chave: | Storytelling interativo Audiovisual Oralidade Audio-visual Interactive storytelling Oral skills |
Data: | 2020 |
Resumo(s): | Este relatório de estágio pedagógico supervisionado, realizado no âmbito do Mestrado de Ensino do
Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, detalha um projeto de intervenção na aprendizagem precoce da
língua inglesa intitulado “Animar a Educação: O Contributo do Audiovisual e Storytelling Interativo no
Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico”. Este projeto consistiu na implementação e análise de
práticas pedagógicas utilizando meios audiovisuais e técnicas de storytelling interativo, ou seja, na
apresentação de histórias na sala de aula em cuja narrativa os alunos pudessem participar ativamente.
Procurou-se ainda verificar o impacto destes meios no desenvolvimento de competências de
aprendizagem, particularmente no desenvolvimento de competências de expressão e compreensão oral
na língua inglesa.
O projeto foi desenvolvido numa escola de 1.º CEB pertencente a um agrupamento em Guimarães,
numa turma do 3.º ano, tendo sido esta acompanhada até ao 4.º ano de escolaridade. O projeto teve
os seguintes objetivos: identificar as perceções iniciais das crianças relativamente à disciplina de inglês;
pesquisar e implementar técnicas pedagógicas dentro das temáticas do projeto de intervenção que
promovessem o desenvolvimento da oralidade na língua inglesa; incentivar os alunos a participar e a
usar a sua criatividade nas aulas; incentivar a produção oral e interação com as histórias e atividades
abordadas nas aulas e avaliar o impacto do projeto no progresso escolar dos alunos.
Para atingir tais objetivos, foram implementadas diversas práticas, tais como atividades que
promovessem competências de produção e interação oral com recurso a ferramentas audiovisuais e
histórias, dramatizações, jogos, apresentações, canções, questionários de autorregulação, conversas
informais com os alunos, e, por fim, a escrita de uma carta final à professora. As atividades
desenvolvidas tiveram um impacto positivo nos alunos e nas suas experiências com a disciplina de
Inglês, reforçando-se a pertinência do tema e das estratégias do projeto no ensino de uma língua
estrangeira a idades precoces. This supervised pedagogical teaching report was written within the Master in Teaching English in Primary Education and details an intervention project in the early learning of the English language titled “Animating Education: The contribution of the audio-visual and interactive storytelling in teaching English for Primary Education”. This project’s focus consisted on the implementation and analysis of pedagogical practices utilizing audio-visual resources and interactive storytelling techniques, that is, on the presentation of stories in the classroom of which the students could actively participate in their narrative, thus aiming to use said tools in English classes with primary school students to verify their impact on the development of learning competences, particularly in the development of oral skills and in expression and comprehension competences, within the English language. This project was developed in a primary school in Guimarães, in a 3rd grade class, and it accompanied said class until their 4th grade of schooling. It had the following objectives: to identify the children’s initial insights regarding de English course; to research and implement pedagogical techniques, within the chosen themes of the intervention project, that promote the development of oral skills in the English language; to urge the students to participate and to use their creativity in class; to encourage oral production and interaction with the stories and activities used in class and to evaluate the impact of the project in the student’s school progress. To accomplish these objectives, various practices were made, such as activities that promoted oral interaction and production competences using audio-visual tools and stories; roleplays; games; presentations; songs; self-regulation surveys, informal conversations with the students and, lastly, the writing of a final letter to the teacher. The activities developed within the project left a positive impact on the students and on their experiences with English, therefore reinforcing the pertinence of the project’s theme and of the strategies used in teaching a foreign language to young learners. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/69718 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatorio estagio Monica Cristina de Oliveira Carvalho e Silva Estremina.pdf | 4,73 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons