Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/69692

TítuloContributos do Método Montessori no ensino de inglês a crianças
Outro(s) título(s)Contributions of the Montessori Method for teaching english to children
Autor(es)Dantas, Ana Catarina Fernandes
Orientador(es)Moreira, Maria Alfredo
Palavras-chaveAprendizagem de Inglês
Ensino a crianças
Método Montessori
English language learning
Montessori method
Teaching children
Data2020
Resumo(s)No âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, que é estruturado numa lógica de investigação-ação, o presente relatório de estágio pedagógico supervisionado pretende descrever e fundamentar o projeto de intervenção subordinado ao tema: “Contributos do Método Montessori no Ensino de Inglês a Crianças”. O projeto foi desenvolvido numa escola do 1º Ciclo do Ensino Básico de um agrupamento em Viana do Castelo, numa turma do 4º ano, e os seus objetivos foram os seguintes: conhecer as perceções e atitudes das crianças relativas à aprendizagem da língua inglesa; promover competências de autonomia, criatividade e autoeducação através do uso de histórias; promover a competência de aprender a aprender através do uso de atividades multissensoriais e de material autocorretivo; promover a participação das crianças no seu próprio processo de aprendizagem através de jogos de cooperação e avaliar o impacto do projeto na aprendizagem das crianças. A recolha de dados foi realizada através de um questionário inicial, um questionário de autorregulação preenchido no final de cada sequência didática e um desenho final. Para além disso, no final de cada aula foi pedido aos alunos um feedback sobre a mesma. Foram também recolhidos vários trabalhos produzidos pelos alunos para avaliação das aprendizagens realizadas. Os resultados revelaram que através das atividades desenvolvidas e sem recurso ao manual, é possível ensinar os conteúdos programáticos ao mesmo tempo que as crianças se sentem felizes, motivadas e aprendem efetivamente a língua inglesa, tendo um papel mais ativo na sua aprendizagem. Apesar de algumas limitações sentidas, os objetivos do projeto foram globalmente atingidos, evidenciando-se a necessidade de um ensino mais centrado na promoção da autonomia, da criatividade e da autoeducação.
Within the scope of the Master’s Degree in English Language Teaching in the 1st Cycle of Basic Education, this report regarding the supervised teaching practicum, aims to describe and establish a basis for the intervention project “Contributions of the Montessori Method for Teaching English to Children”. Due to the fact that the afore mentioned Master’s Degree is based upon an action research methodology, this practicum was guided by the development of a pedagogical intervention project. The project was developed in a Primary school. It was directed towards a fourth grade class, and its main goals were as follows: understanding attitudes and perceptions pertaining to how the children perceive the English language learning experience; promoting the competences of autonomy, creativity and self-instruction using stories; promoting the competence of learning to learn by using multisensorial activities and self-correcting material; promoting children’s participation in their own learning process by using cooperative games and evaluating the project’s impact on the overall learning process. Questionnaires were employed for the purpose of data collection: an initial questionnaire was applied, followed by a self-regulatory questionnaire at the end of each didactic sequence and; lastly, a final drawing was requested of the children. In addition, every lesson had a concluding moment where students were asked to provide feedback on the lesson itself and on the content covered. Several assignments were also collected and analyzed for relevant data. The results showed that, through the application of the project activities – and without using an English teaching textbook – it is possible to teach pre-programmed contents. At the same time, the children feel happy, motivated and are able to retain the concepts, all the while taking a more active role in their learning process. Despite some of the limitations felt, the main goals of the project were globally achieved.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/69692
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório_Mestrado_Ana_Dantas.pdf4,2 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID