Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/69286
Título: | Contributos para a implementação de um Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos no Colégio das Caldinhas |
Outro(s) título(s): | Contributions to the implementation of an integrated Human Resources Management System at Colégio das Caldinhas |
Autor(es): | Quintela, João Pedro Sanches Pacheco |
Orientador(es): | Ribeiro, José João Correia Leite |
Palavras-chave: | Educação Gestão de recursos humanos Visão Missão Estratégia GRH em instituições de ensino privadas Alinhamento estratégico Education Human resource management Vision Mission Strategy HRM in private educational institutions Strategic alignment |
Data: | 2020 |
Resumo(s): | A Gestão de Recursos Humanos assume um papel cada vez mais importante no seio de uma
Organização. A forma como as várias práticas de RH estão alinhadas entre si e com a estratégia de
futuro da Organização, tornam-se um fator decisivo para obter vantagem competitiva.
Qualquer Organização, mesmo que, com um número reduzido de trabalhadores precisa gerir
os seus RH. Sendo as instituições educativas um meio onde coabitam vários indivíduos torna-se, por si
só, razão suficiente para a existência de gestão de recursos humanos.
O presente projeto procura contribuir para a construção de um sistema integrado de RH numa
instituição de ensino privada de referência a nível nacional.
De forma a obter um diagnóstico de situação sobre as práticas de GRH existentes e o seu
alinhamento com a estratégia da Organização, foi construído um guião de entrevista com base na
literatura existente e no resultado obtido pela aplicação de 84 questionários aos trabalhadores da
Instituição. A entrevista semiestruturada, foi realizada a todas as lideranças intermédias e de topo da
Organização, compreendendo um total de 22 entrevistas.
Através da análise do seu conteúdo foram diagnosticadas algumas lacunas na GRH que
levaram à elaboração de uma proposta de Sistema Integrado de GRH para a Organização. Este
sistema, para além de refletir sobre as diferentes práticas de RH, procura também sensibilizar para a
importância da definição de questões tão importantes como a Visão, Missão e Estratégia da
Organização. Human Resource Management (HRM) assumes an increasingly important role within an organization. The way in which different HR practices are combined with each other and with the organization’s future strategy are a crucial factor in obtaining competitive advantage. Any organization, even with a small number of workers, needs to manage their HR. Educational institutions are places where several individuals live together. Therefore, it becomes a sufficient reason for the existence of HR management. This project seeks to contribute to the development of an integrated HR system in a private educational institution of national reference. In order to obtain a diagnosis of the situation regarding the existing HRM practices and their consistency with the organization's strategy, an interview guide was created based on the existing bibliography and the results obtained by the answers given by 84 workers of the institution. The semistructured interview was carried out to all intermediate and top leaders of the organization, in a total of 22 interviews. Through the analysis of its content, some gaps in HRM were diagnosed, which led to the elaboration of a proposal for an integrated HRM system for the organization. This system, besides reflecting on different HR practices, also wants to raise awareness of the importance of defining topics such as the organization's vision, mission, and strategy. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Projeto de mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/69286 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
João Pedro Sanches Pacheco Quintela.pdf | 2,17 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons