Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/69166
Título: | A relevância da formação de RH numa empresa de construção civil: um estudo exploratório |
Outro(s) título(s): | The relevance of HR training in a civil construction company: an exploratory study |
Autor(es): | Lameira, Isabel Filipa da Silva |
Orientador(es): | Gomes, Carlos Alberto |
Palavras-chave: | Avaliação Ciclo de formação Formação Formação e trabalho Evaluation Training Training cycle Training and work |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | Num mundo onde a globalização e a economia são conceitos dominantes e de relevo,
torna-se necessário que, cada vez mais, as organizações se mantenham na linha da frente da
competitividade e produtividade por meio da formação dos recursos humanos e da sua
qualificação e excelência em contexto real de trabalho. Deste modo, o estudo apresentado neste
Relatório incide sobre a relevância que a formação detém nos resultados de uma empresa de
construção civil.
Com este estudo, pretende-se conhecer o olhar crítico de alguns elementos da empresa,
acerca deste tema. Este estudo surge no âmbito do segundo ano do Mestrado em Educação, na
área de especialização de Formação, Trabalho e Recursos Humanos, e para que a concretização
do referido estudo fosse realizável, teve como contexto organizacional uma empresa de construção
civil situada no norte do país, denominada Arco-Íris, onde a formação tem uma extrema
importância, pois é, para esta organização, uma ferramenta que permite alcançar metas
estabelecidas. De ressalvar que, este estudo teve duas componentes fundamentais: a componente
teórica e investigativa, e a componente prática, que consistiu na realização de várias atividades no
âmbito do departamento de recursos humanos da referida empresa.
Em suma, é de salientar que com este trabalho foi possível perceber que esta entidade
credita uma extrema importância à formação, pois esta contribui para o melhoramento de
carreiras individuais e para o melhoramento de resultados que a empresa pretende atingir. In a world where globalization and the economy are dominant and relief concepts, it becomes necessary that, every time more and more, organizations maintain themselves in the front line of competitiveness and productivity by the formation of human resources and by its qualification and excellency in real work life context. In this way, the study stated in this report focuses on the relevance that formation holds in the results of a civil construction enterprise. With this study, we pretend to know the critique look of some of the enterprise workers about this theme. This study comes up in the scope of the 2nd year in Education Masters, in the specialization area of Formation, Work and Human-Resources. For the concretization of the referred study to be possible, it had as organizational context a company of civil construction based in the north of the country, named Arco-Íris, where formation detains an extreme importance, since it is, for this company, an important tool that helps achieve set goals. To point out that, this study had two fundamental components: the theorical and researching one and the practical component, focused on the accomplishment of several activities in the department of human resources of this company. In short, it is to be pointed out, that with this work it is possible to understand that this entity credits an extreme importance to formation, which contributes to the improvement of individual careers and for improvements in the results that the company wants to achieve. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/69166 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Isabel Filipa da Silva Lameira.pdf | Relatório de estágio | 768,75 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons