Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/69054

Título(Re)aprender a envelhecer: uma intervenção de promoção do envelhecimento bemsucedido
Outro(s) título(s)(Re)learn to grow old: promotion intervention to successful aging
Autor(es)Ferreira, Ana Daniela Ferros
Orientador(es)Antunes, Maria da Conceição Pinto
Palavras-chaveEnvelhecimento
Participação ativa
Qualidade de vida
Aging
Active participation
Quality of life
Data2019
Resumo(s)Tendo em conta que o processo de envelhecimento é um processo natural da vida do ser humano e que, inevitavelmente, todos nós o vivemos desde o momento em que nascemos, torna-se necessária a adoção de comportamentos e práticas que possibilitem chegar à última etapa deste processo com qualidade e de forma satisfatória. Uma vez que a forma como envelhecemos e a forma como vivemos a fase da velhice está fortemente ligada à forma como fomos vivendo ao longo da vida, é cada vez mais importante a promoção de práticas educativas que auxiliem as pessoas a chegarem a um envelhecimento ótimo. Este projeto, com a finalidade a que se propôs de promoção de um envelhecimento bem-sucedido, pretendeu desconstruir a imagem negativa que o seu público-alvo apresentava em relação à fase da velhice, através de estratégias que permitiram o aumento da sua satisfação com a vida. A metodologia utilizada neste projeto apresenta um caráter qualitativo, usando como método de investigação, a investigação-ação participativa, com recurso a técnicas de animação sociocultural. A investigação-ação participativa é uma metodologia que tem em vista a transformação e o melhoramento da qualidade de vidas das pessoas, e visa que as pessoas participem de forma ativa nesse processo de transformação e melhoramento da sua qualidade de vida. O aumento da satisfação e a qualidade de vida deste grupo foi possibilitado a partir do desenvolvimento de cinco oficinas: educação e promoção da saúde, cultural, estimulação cognitiva e motora, expressões artísticas e culinária. Numa apreciação global é possível dizer que o público participou de forma ativa e voluntária em todas as atividades realizadas, demonstrando que as mesmas atingiram os objetivos estabelecidos e possibilitaram resultados positivos como novas aprendizagens, relações de convívio e a ocupação do tempo.
Given that the aging process is a natural process of human life and that, inevitably, we all live it from the moment we were born, it is necessary to adopt behaviors and practices that make it possible to reach the last stage of this process. process with quality and satisfactorily. Since the way we grow older and the way we live into old age is strongly linked to the way we have been living throughout our lives, it is increasingly important to promote educational practices that help people to achieve optimal aging. This project, with the purpose of promoting a successful aging, aimed to deconstruct the negative image that its target audience presented in relation to the old age, through strategies that allowed them to increase their satisfaction with life. The methodology used in this project has a qualitative character, using as a research method, participatory action research, using socio-cultural animation techniques. Participatory action research is a methodology aimed at transforming and improving people's quality of life, and aims to enable people to actively participate in this process of transformation and improvement of their quality of life. The increase in satisfaction and quality of life of this group was made possible through the development of five workshops: education and health promotion, cultural, cognitive and motor stimulation, artistic expressions and cooking. In a global appreciation, it is possible to say that the public participated actively and voluntarily in all the activities performed, demonstrating that they achieved the established goals and enabled positive results such as new learning, living relationships and the occupation of time.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/69054
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Daniela Ferros Ferreira.pdfRelatório de Estágio10,18 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID