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https://hdl.handle.net/1822/69029
Título: | Colaboração da família na intervenção precoce: perspetivas de pais e de profissionais |
Outro(s) título(s): | Family collaboration in early intervention: parents and profissionals’ perspectives |
Autor(es): | Gonçalves, Ivone do Céu da Silva |
Orientador(es): | Pereira, Ana Paula da Silva |
Palavras-chave: | Colaboração Famílias Intervenção precoce Profissionais Collaboration Families Early intervention Professionals |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | Este estudo tem como finalidade aprofundar os fatores que contribuem ou dificultam a
colaboração da família no processo de apoio da Intervenção Precoce (IP), bem como a motivação para
o apoio. Realizou-se um estudo de investigação qualitativa, através de entrevistas junto de profissionais
a exercer a sua atividade profissional numa Equipa Local de Intervenção (ELI) do Distrito de Braga, com,
pelo menos, três anos de exercício de funções na equipa e especialização em IP, e a famílias apoiadas
pela ELI há, pelo menos, um ano.
No geral verifica-se que todos estão satisfeitos com o trabalho desenvolvido. Os profissionais
referem como fatores positivos as reuniões, os contactos com a família, o apoio domiciliário e a evolução
demonstrada pela criança, em contraste com as dificuldades dos horários laborais e o número de casos
afetos a cada profissional. Por sua vez, a família menciona como fatores positivos o apoio, as estratégias
e o desenvolvimento de competências da criança e, como dificuldades, os horários laborais, a falta de
informação e formação para as famílias.
São mais os fatores coincidentes entre os profissionais e as famílias do que divergentes. Os
participantes são unânimes em valorizar o respeito, a disponibilidade e flexibilidade de horários dos
intervenientes e a necessidade de aumentar o número de profissionais que estão afetos às ELI’s. Todos
os participantes reconhecem a importância da colaboração entre todos os intervenientes no processo de
intervenção, salientando a forma como esta colaboração favorece e promove o desenvolvimento das
crianças, bem como facilita a resposta às preocupações das famílias. No entanto, existem também
alguns dados divergentes entre profissionais e famílias.
Os profissionais destacam a importância de conseguirem fazer com que as famílias
compreendam que são o pilar fundamental no desenvolvimento dos seus filhos e, por esse motivo,
necessitam de ser parceiros ativos no processo de apoio. As famílias reconhecem a importância de todo
o apoio que recebem por parte dos profissionais e das evoluções que os filhos demonstram. Por outro
lado, referem que o afeto que os filhos demonstram para com os profissionais que os acompanham deve
ser fonte de motivação e conforto para que os profissionais continuem a desenvolver práticas de
qualidade no apoio às famílias em IP. This study aims to deepen the factors that contribute to or hinder the collaboration of the family in the process of support of Early Intervention (EI), as well as the motivation for support. It was held a qualitative research study, through interviews with professionals practicing their professional activity in a Local Intervention Team (ELI) of the district of Braga, with at least three years of teamwork and specialization in IP, and to households supported by ELI for at least a year. Overall, it is verified that all are satisfied with the work developed. These professionals refer as positive factors the meetings, the contacts with the family, home support and the evolution shown by the child, in opposite to the difficulties of working hours and the number of cases affected by each professional. In turn, the family refer as positive factors the support, the strategies, and the development of child´s skills. Working hours, the lack of information and training for families are mencioned as difficulties. There are more coincidental factors among professionals and families than divergent. Participants are unanimous in valuing the respect, the availability and flexibility of the participants´ schedules and the need to increase the number of professionals who are affected by ELI's. All participants recognize the importance of collaboration among all stakeholders in the intervention process, highlighting how this collaboration fosters and promotes children's development, as well as facilitates response to family concerns. However, there is also some divergent data between professionals and families. Professionals emphasize the importance of being able to make families understand that they are the fundamental pillar in the development of their children and, for this reason, need to be active partners in the support process. Families recognise the importance of all the support they receive from Professionals and the evolutions that their children demonstrate. On the other hand, they point out that the affection that the children show towards the accompanying professionals should be a source of motivation and comfort, so that the professionals continue to develop quality practices in supporting families in EI. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/69029 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
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