Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/68976

TítuloDesenvolvimento de competências criativas: um estudo com alunos angolanos do Ensino Primário.
Outro(s) título(s)Promotion of creative skills: a study with primary students of Angola
Autor(es)Morais, Maria de Fátima
Martins, Fernanda
Monteiro, Isaura
Palavras-chaveCriatividade
Sala de aula
Rendimento escolar
Treino da criatividade
Creativity
Classroom
Academic achievement
Intervention programs
Creativity training
Data2020
EditoraUniversidade Federal do Amazonas
RevistaRevista Educamazônia: Educação, Sociedade e Meio Ambiente
CitaçãoMorais, M. F., Martins, F. & Monteiro I. (2020). Desenvolvimento de competências criativas: Um estudo com alunos angolanos do Ensino Primário. Revista EDUCAmazônia - Educação, Sociedade e Meio Ambiente, 25(2),250-275. https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/7832
Resumo(s)Desenvolver a criatividade dos alunos e a relação desta com a aprendizagem é uma preocupação atual. Este trabalho pretendeu estudar o impacto do programa SuperCriativo (Oliveira, 2015) em competências criativas, no clima criativo em sala de aula e no sucesso académico (particularmente em dimensões de expressão oral e escrita). Os participantes foram 70 alunos da 4º classe em Angola, correspondendo 35 ao grupo experimental e 35 ao grupo controlo. Num pré e pós teste, a criatividade foi avaliada por um produto criativo (um texto), uma Escala (Morais, Viana, Dias, Fleith & Alencar, 2019), validada em Portugal. Foi ainda avaliado o clima criativo em sala de aula, assim como o sucesso escolar através da média global e das classificações a Português . Os resultados indicaram melhorias estatisticamente significativas no grupo experimental nas diferentes variáveis. Estes ganhos podem ser um estímulo à promoção da criatividade na sala de aula, não só em Angola, mas em outros países. Implicações futuras são discutidas
Developing the student´s creativity and researching the relationship between creativity and shoolar achievement are actual concerns. Ths study wanted to research the impact of the “Supercreative” Program (Oliveira, 2015) in creative skills, in the classroom creative climate and in the academic achievement (mainly in oral and written expression). Participants were 70 students of 4th year of Angola schooling, corresponding 35 to the experimental group and 35 to the control group. There were pre and post test moments, being evaluated, in both, creativity, through a creative product (a text), the creative climate in classroom, through a scale validated to Portugal (Morais, Viana, Dias, Fleith & Alencar, 2019) and the academic achievement through an average score and the Portuguese language score. Results showed improvements statistically significant in the experimental group in all the variables. These improvements can be a stimulus to the promotion of creativity in the classroom, not only in Angola but also in other countries. Future implications of results are discussed.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/68976
ISSN2318-8766
e-ISSN2358-1468
Versão da editorahttps://periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/7832
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
EDUCAMAzonia.pdf1,2 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID