Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/68959

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVarela, Paulopor
dc.date.accessioned2021-01-05T22:34:51Z-
dc.date.available2021-01-05T22:34:51Z-
dc.date.issued2020-06-
dc.identifier.citationVarela, P. (2020). Aprender ciências por investigação na educação pré-escolar: exploração de uma proposta didática em contexto de formação inicial de educadores. Revista Insignare Scientia - RIS, 3(1), 357-375. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i1.11076por
dc.identifier.issn2595-4520-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/68959-
dc.description.abstractNos últimos anos, a literatura em educação em ciências tem demonstrado um renovado interesse na aprendizagem das ciências por investigação nos vários níveis educativos, incluindo na educação pré-escolar. Porém, a insegurança dos educadores em relação às ciências tem limitado e empobrecido as oportunidades de aprendizagem das crianças. Neste sentido, temos vindo a promover um processo de formação inicial de educadores de infância orientado para o desenvolvimento de competências científicas e didáticas inerentes à abordagem das ciências por investigação. Durante a formação, os estudantes planificam propostas didáticas e exploram-nas com as crianças nos seus respetivos contextos educativos. A partir de um desses casos, designadamente uma sequência de atividades com balões, este artigo descreve essa experiência formativa e apresenta a análise do processo de exploração das atividades promovido por estudantes, em formação, com crianças da educação pré-escolar. A análise, que incide no diário elaborado pelos estudantes, vai apresentando as aprendizagens e os processos desenvolvidos pelas crianças no ato de aprender, permitindo verificar que estas são capazes de assumir uma atitude científica de procura do saber, quando devidamente estimuladas pelo educador e envolvidas em experiências de aprendizagem interessantes e significativas.por
dc.description.abstractIn recent years, literature on science education has reflected a renewed interest in the inquiry-based science learning across the various educational levels, including preschool education. However, the educators' insecurity in relation to sciences has limited and impoverished children's learning opportunities. Given this scenario, we have been promoting a process of initial training for preschool educators that focuses on the development of the scientific and didactic skills inherent to a inquiry-based approach to sciences. During the training, students will plan out didactic proposals and explore them with the children in their educational context. Taking one of these cases, namely a sequence of activities involving balloons, this article describes that formative experience and presents the analysis of the process of exploring those activities, developed by the students in training, with preschool children. The analysis, which focuses on the diary prepared by the students, presents the learning outcomes and the processes developed by the children in the act of learning, allowing to verify that they are able to take on a scientific attitude of seeking knowledge when properly stimulated by the educator and engaged in interesting and meaningful learning experiences.por
dc.description.sponsorshipFundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UIDB/00317/2020por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)por
dc.relationUIDB/00317/2020por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectciências por investigaçãopor
dc.subjecteducação pré-escolarpor
dc.subjectproposta didáticapor
dc.subjectinquiry-based science educationpor
dc.subjectpreschool educationpor
dc.subjectdidactic proposalpor
dc.titleAprender ciências por investigação na educação pré-escolar: exploração de uma proposta didática em contexto de formação inicial de educadorespor
dc.title.alternativeInquiry - based science learning in preschool education: exploring a didactic proposal in the context of initial teacher trainingpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i1.11076por
oaire.citationStartPage357por
oaire.citationEndPage375por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationVolume3por
dc.identifier.doi10.36661/2595-4520.2020v3i1.11076por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalRevista Insignare Scientiapor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Artigo RIS.pdf1,08 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID