Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/68694

TítuloEra uma vez... a importância da literatura para a infância
Outro(s) título(s)Once upon a time… the Importance of literature for childhood
Autor(es)Rodrigues, Sara Maria Oliveira
Orientador(es)Antunes, Carla Pires
Palavras-chaveAudição
Educação
Leitura
Literatura para a infância
Livro
Book
Children's literature
Education
Listening
Reading
Data2020
Resumo(s)O presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Educação Pré́-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico. A prática foi desenvolvida em duas escolas no distrito de Braga. O projeto de investigação desenvolvido centrou-se na Literatura para a Infância devido aos interesses detetados no grupo quando exploravam histórias e livros. Este estudo envolveu 48 crianças e teve como objetivo perceber como explorar histórias e livros de literatura para infância, de modo a despertar nas crianças o gosto pela escuta e leitura de histórias. Para tal foram definidas as seguintes questões de investigação: 1) “Que estratégias desenvolver para despertar o interesse da criança em ouvir contar histórias?”; 2) “Que recursos pedagógicos convocar para despertar o interesse da criança em explorar livros de Literatura para a Infância?”; 3) “A que estratégias e recursos pedagógicos recorrer para despertar o interesse da criança em ler livros de Literatura para a Infância?”; 4) “Quais os benefícios do contacto com obras de literatura para infância, para a criança?”. Tendo em conta o problema e as questões do estudo optou-se por uma metodologia de investigação-ação. A recolha de dados foi feita através de observação direta e participante, de registos audiovisuais e de documentos das crianças. Os resultados deste estudo revelaram que as histórias parecem favorecer o desenvolvimento de competências criativas, imaginativas e reflexivas, bem como a aquisição e domínio de convenções de linguagem literária e icónica. Para além do trabalho de investigação está aqui também retratado todo o processo de intervenção que permitiu desenvolver inúmeras competências didáticas, cruciais na formação de professores.
This report was carried out within the scope of Supervised Teaching Practice II, of the Master in Pre-School Education and Teaching of the 1st cycle of Basic Education. The practice was developed in two schools in the district of Braga. The research project focused on Childhood Literature due to the interests detected in the group when exploring stories and books. This study involved 48 children and aimed to understand how to explore stories and literature books for children, in order to awaken in children a taste for listening and reading stories. To this end, the following research questions were defined: 1) “What strategies should be developed to awaken the child's interest in hearing stories?”; 2) “What pedagogical resources can be used to awaken the child's interest in exploring Children's Literature books?”; 3) “What strategies and pedagogical resources should be used to awaken the child's interest in reading Literature for Children books?”; 4) “What are the benefits of contact with childhood literature for the child?”. Taking into account the problem and the study questions, an action-research methodology was chosen. Data collection was done through direct and participant observation, audiovisual records and children's documents. The results of this study revealed that the stories seem to favor the development of creative, imaginative and reflective skills, as well as the acquisition and mastery of literary and iconic language conventions. In addition to the research work, the entire intervention process is also portrayed here, which allowed the development of numerous didactic skills, crucial in the training of teachers.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/68694
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sara Maria Oliveira Rodrigues.pdf11,11 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID