Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/68679
Título: | Colaborar para desenvolver a oralidade na aprendizagem de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico |
Outro(s) título(s): | Collaborating to develop oral skills in English learning in primary education |
Autor(es): | Soares, Sara Maria Barbosa |
Orientador(es): | Vieira, Flávia |
Palavras-chave: | Aprendizagem de Inglês Oralidade Trabalho colaborativo Collaborative work English learning Oral skills |
Data: | 2020 |
Resumo(s): | O presente relatório reporta-se ao estágio do Mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
da Universidade do Minho, no âmbito do qual foi desenvolvido o projeto de investigação-ação intitulado
“Colaborar para desenvolver a oralidade na aprendizagem de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico”. Este
projeto foi implementado numa escola do 1º Ciclo do Ensino Básico, no distrito de Braga, numa turma
de terceiro ano que passou ao quarto ano na segunda fase de estágio. Os objetivos do projeto foram os
seguintes: conhecer perceções e atitudes das crianças relativas à aprendizagem da língua inglesa e à
oralidade; promover competências de oralidade através de tarefas colaborativas; promover competências
de autorregulação da aprendizagem no âmbito da oralidade; e avaliar o potencial da colaboração no
desenvolvimento da oralidade. A fase inicial do estágio foi caracterizada pela observação de aulas e
análise do contexto, com a finalidade de desenhar o projeto. Nesta fase, fiquei a conhecer as preferências
dos alunos relativamente à língua inglesa e às atividades realizadas em sala de aula. Numa segunda
fase, foram construídas sequências didáticas e foi concretizado o projeto ao longo do 1º semestre do ano
letivo 2018/2019. Para a recolha de dados nesta fase, foram utilizados questionários de autorregulação.
Dos resultados obtidos foi possível concluir que o projeto foi bem-sucedido, uma vez que os alunos
demonstraram gostar das atividades realizadas, valorizaram o trabalho com os colegas e verificou-se
uma evolução positiva no que diz respeito a sentirem-se desinibidos e confortáveis a falar inglês. This report refers to the practicum of the Master’s Degree in English Teaching in Primary School of the University of Minho, during which an action research-project was developed, entitled “Collaborating to develop oral skills in English learning in primary education”. This project was implemented in a primary school in Braga district, in a third grade class, which became a fourth grade class in the second part of the practicum. The objectives of the project were: to know the perceptions and attitudes of children towards learning the English language and towards speaking; to promote speaking competences through collaborative tasks; to promote self-regulation of learning competences in speaking; and to evaluate the potential of collaborative work in the development of speaking skills. The first part of the practicum was characterized by class observation and context analysis, with the intent to design the project. In this initial phase, I was able to get to know the preferences of the students concerning the English language and the classroom activities. In the second stage, materials for didactic sequences were built and the action research project was carried out during the first semester of the academic year 2018/2019. To collect data in this phase, self-regulation questionnaires were used. Results show that the project was successful, because the students enjoyed the activities and valued the group/pair work, and a positive evolution was observed concerning the students feeling uninhibited and comfortable when speaking English. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/68679 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sara Maria Barbosa Soares.pdf | 3,18 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons