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https://hdl.handle.net/1822/68658
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Martins, Paula Cristina | por |
dc.contributor.author | Miranda, Maria João Rodrigues | por |
dc.date.accessioned | 2020-12-21T17:20:30Z | - |
dc.date.available | 2020-12-21T17:20:30Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.date.submitted | 2020 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/68658 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia | por |
dc.description.abstract | A prevalência de diagnósticos de perturbação de hiperatividade e défice de atenção tem vindo a aumentar a nível mundial. Apesar de as intervenções psicoterapêuticas e socioeducativas constituírem o tratamento de primeira linha, o recurso a psicoestimulantes continua a ser uma prática corrente. O impacto a longo prazo da sua associação a outro(s) psicofármaco(s) e do seu consumo por períodos mais ou menos prolongados permanece desconhecido. Dada a influência da prática clínica dos profissionais de saúde nestas questões, o presente estudo analisa as suas perspetivas. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas a oito médicos de diferentes especialidades e a oito psicólogos. Os participantes foram selecionados mediante os métodos de amostragem não probabilísticos de conveniência e de snowball. Os dados foram transcritos e analisados através da análise de conteúdo. Concluiu-se que a medicação parece ser o recurso interventivo mais acessível, para os comportamentos das crianças e jovens considerados problemáticos pelos agentes educativos. Às terapêuticas psicológicas é reconhecido um papel eficaz, mas continuam a existir obstáculos para uma atuação eficiente dos psicólogos. | por |
dc.description.abstract | The prevalence of diagnoses of attention deficit hyperactivity disorder has increased worldwide. Although psychotherapeutic and socioeducational interventions are the first-line treatment, the use of psychostimulants remains a common practice. The long-term impact of its association with other psychiatric drug(s) and of its consumption for more or less prolonged periods remains unknown. Given the influence of health professionals' clinical practice on these issues, the present study analyzes their perspectives. Semi-structured interviews were conducted with eight doctors of different specialties and eight psychologists. Participants were selected using non-probabilistic sampling methods for convenience and snowball. The data was transcribed and analyzed through content analysis. It was concluded that medication seems to be the most accessible intervention resource for the behavior of children and young people considered problematic by educational agents. Psychological therapies are recognized as having an effective role, but there are still obstacles to an efficient performance by psychologists. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | por |
dc.subject | PHDA | por |
dc.subject | Crianças e adolescentes | por |
dc.subject | Medicação | por |
dc.subject | Médicos | por |
dc.subject | Psicólogos | por |
dc.subject | ADHD | por |
dc.subject | Children and adolescents | por |
dc.subject | Medication | por |
dc.subject | Doctors | por |
dc.subject | Psychologists | por |
dc.title | Psicofármacos na/e PHDA em crianças e jovens: o papel dos profissionais de saúde | por |
dc.title.alternative | Psychotropic drugs in/and ADHD in children and youths: the role of health professionals | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 202525937 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 17 valores | por |
sdum.uoei | Escola de Psicologia | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIPsi - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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