Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/68635
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cunha, António Camilo | por |
dc.contributor.author | Oliveira, Evandro Salvador Alves de | por |
dc.date.accessioned | 2020-12-21T10:39:00Z | - |
dc.date.available | 2020-12-21T10:39:00Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | Cunha, A.C. & Oliveira, E. S. (2020). Educação, conhecimento, cultura e movimento humano: um retorno aos termos e sentidos. In A. M. de Lima Netto; C. S. Carvalho; D. O. Ribeiro; E. M. Araújo; E. M. Catarino; E. S. A. Oliveira; J. T. Neves Neto; J. S. Guabiroba; M. M. Purificação & R. M. Pereira (Org). O desafio multidisciplinar (219-228). Navegando Publicações. | por |
dc.identifier.isbn | 978-65-81417-11-6 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/68635 | - |
dc.description.abstract | Para conhecermos e termos consciência de algo, muitas vezes é necessário voltar aos termos, voltar à origem. É o que vamos tentar fazer com esta reflexão. Pretendemos, pois, voltar à educação, ao conhecimento e à cultura fazendo uma síntese dessas dimensões e depois colocá-las no campo do movimento humano. É a partir de alguns retornos no tempo e na história, com reflexões teóricas acerca do universo que envolve a educação, o conhecimento e cultura, que as análises aqui são voltadas. Nessa construção teórica consideramos o tempo da complexidade em que vivemos, bem como as mudanças que ocorrem na sociedade e os aspectos políticos, econômicos, culturais, entre outros, que a envolve. A ideia de ruminação, lançada no resumo deste trabalho, se articula muito com a sugestão anunciada no título - retornar aos termos e sentidos. Pensar nos termos que a educação, cultura, conhecimento e movimento humano carregam exigem constantes processos de ruminação, de ir e vir, tomar e retomar, para, por conseguinte, compreender e estabelecer novas relações, educar e construir conhecimento no mundo. | por |
dc.description.sponsorship | Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UIDB/00317/2020 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Navegando Publicações | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Movimento Humano | por |
dc.subject | Educação Física | por |
dc.title | Educação, conhecimento, cultura e movimento humano: um retorno aos termos e sentidos | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.relation.publisherversion | https://www.editoranavegando.com/livro-desenvolvimento-formacao-soci | por |
oaire.citationStartPage | 219 | por |
oaire.citationEndPage | 228 | por |
dc.identifier.doi | 10.29388/978-65-81417-11-6-0 | por |
dc.subject.fos | Ciências Médicas::Ciências da Saúde | por |
sdum.bookTitle | O desafio multidisciplinar | por |
oaire.citationEdition | 1ª Edição Eletrônica | por |
oaire.version | NA | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cunha, Salvador. Conhecimento, Cultura e Movimento Humano.pdf | 250,12 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons