Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/68581

TítuloEducação dos povos indígenas no Brasil e as tecnologias de informação e comunicação no contexto dos Ashaninka
Outro(s) título(s)Indigenous peoples education in Brazil and information and communication technologies in the Ashaninka's context
Autor(es)Moura, Sonaira de Araújo
Orientador(es)Silva, Bento Duarte da
Palavras-chaveTecnologias de informação e comunicação
Povos indígenas no Brasil
Educação escolar indígena
Povos Ashaninka
Information and communication technologies
Indigenous peoples in Brazil
Indigenous school education
Ashaninka peoples
Data2020
Resumo(s)As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) representam transformações profundas na sociedade em que vivemos. Opostamente a entendimentos de senso comum, os povos indígenas no Brasil não ficam de fora deste movimento. Eles veem nestas tecnologias uma renovação instrumental para comunicar, interagir e dialogar com a sociedade envolvente no ciberespaço. Nesse espaço diverso, dinâmico e multifacetado das tecnologias digitais, as questões de justiça social e direitos humanos se renovam, ganham força e também se tornam palcos para a visibilidade do movimento de lutas de minorias étnicas. A comunidade Ashaninka foi uma das primeiras a ecoar suas vozes por meio de vídeos, imagens e sons na rede mundial de computadores. Essa dissertação de mestrado tem como objetivo analisar a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação dos Povos Indígenas no Brasil, especificamente no contexto dos Ashaninka do rio Amônia compreendendo como esse povo integra as tecnologias digitais em seus processos educativos. Para isso, delineou-se a pesquisa bibliográfica e documental, exploratória, concebida a partir de dois estudos complementares, possibilitando visões macro e micro sobre a problemática investigada. No estudo 1, realizou-se uma revisão sistemática de literatura, no acervo online na Fundação Nacional do Índio (FUNAI), para elucidar evidências sobre a importância das TIC para a Educação dos Povos Indígenas no Brasil, possibilitando uma visão macro sobre o objeto de investigação; No estudo 2, realizou-se a análise do website do povo Ashaninka do rio Amônia, de seus conteúdos e interface gráfica, com a finalidade de apresentar uma visão micro centrada nas experiências com e na internet deste povo. Optou-se pelo estudo exploratório de cariz bibliográfico e documental para percebermos o contexto e finalidades de como esse povo faz a integração das TIC na educação escolar indígena por meio de práticas e estratégias para emancipação sociocultural. Os resultados apontam para temas e subtemas que dão compreensão das práticas comunitárias e escolares do uso das TIC e da Internet pelo povo Ashaninka e permitem embasar estudos mais aprofundados sobre as TIC e a educação dos Povos Indígenas, sobretudo dos que residem no estado brasileiro do Acre.
Information and Communication Technologies (ICT) represent deep transformations in the society we live. As opposed to common sense understanding, the indigenous peoples in Brazil are not left out of this movement. They see in these technologies an instrumental renovation to communicate, interact, and dialog with the society engaged in the cyberspace. In this diverse, dynamic, and multifaceted space of the digital technologies, matters of social justice and human rights are renewed, gain power, and also become stages for the visibility of ethnic minorities' fights. The Ashaninka were one of the first communities to echo their voices through videos, images, and sounds in the world wide web. This master's thesis aims to analyze the integration of Information and Communication Technologies (ICT) with the education of Indigenous Peoples in Brazil, specifically in the context of the Ashaninka of the Amonia River, understanding how they integrate the digital technologies in their educational processes. For that, a bibliographic and documental exploratory research was outlined, which derived from two complementary studies, enabling macro and micro views on the investigated issue. In study 1, a systematic literature review was carried out in the online collection of the National Indian Foundation (Fundacao Nacional do Indio - FUNAI), to elucidate evidence about the importance of ICT to the education of Indigenous Peoples in Brazil, providing a macro view on the object of investigation. In study 2, the analysis of the website of the Ashaninka people of the Amonia River was conducted, focusing on its contents and graphic interlace, with the intention of presenting a micro view centered on this people's experience with and on the internet. The exploratory study with bibliographic and documental aspects was chosen in order to understand the context and purposes of how this people integrate ICT with the indigenous school education through practices and strategies for social emancipation. The results point to themes and subthemes that provide understanding on the use of both ICT and the Internet in community and school practices by the Ashaninka people, and allow to support more in-depth studies on ICT and the education of Indigenous Peoples, especially the ones that reside in the Brazilian state of Acre.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/68581
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Sonaira_Moura.pdf3,01 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID