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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoura, Luiz Albertopor
dc.contributor.authorRabot, Jean-Martinpor
dc.contributor.authorMartins, Moisés de Lemospor
dc.date.accessioned2020-12-04T22:40:10Z-
dc.date.available2020-12-04T22:40:10Z-
dc.date.issued2020-12-
dc.identifier.citationMoura, L. A., Rabot, J. M. & Martins, M. L. (2020). Uma genealogia das gravadoras indie em Portugal (1982–2017). In Z. Pinto-Coelho; T. Ruão & S. Marinho (Eds.), Dinâmicas comunicativas e transformações sociais. Atas das VII Jornadas Doutorais em Comunicação & Estudos Culturais (pp. 118-143). Braga: CECS.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/68433-
dc.description.abstractO presente artigo pretende trabalhar, dentro de um contexto social, político e histórico, a música indie portuguesa no período compreendido entre 1982 e 2017. Este intervalo temporal abrange a criação da que consideramos a primeira gravadora indie nacional, a Fundação Atlântica, até à escolha de Portugal como country focus do “Eurosonic”, uma das maiores feiras de música independente do mundo, facto considerado – pela imprensa local – ponto de viragem no indie nacional. Dentro desse recorte temporal recorremos a outro parâmetro, o de objeto, com 18 gravadoras do gênero, que entendemos serem fundamentais para a compreensão do fenômeno a ser estudado. Através de um olhar comparativo, verificaremos como o indie no Reino Unido, inicialmente, e, depois, o americano tiveram influência e como foram reconfigurados localmente. Dentro de um prisma transdisciplinar, utilizaremos a Comunicação como ponto de partida para entender os processos que essas editoras tiveram na divulgação e na valorização do indie enquanto produto cultural nacional, combinados com as mudanças sociais, políticas e econômicas ocorridas no país dentro do período proposto.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho é apoiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/00736/2020.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00736%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectDiacroniapor
dc.subjectGravadoras indiepor
dc.subjectIndependênciapor
dc.subjectIndiepor
dc.titleUma genealogia das gravadoras indie em Portugal (1982 – 2017)por
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.cecs.uminho.pt/publicacoes/livros/?cat=ataspor
oaire.citationConferenceDate15 -16 Out. 2019por
sdum.event.titleVII Jornadas Doutorais em Comunicação & Estudos Culturaispor
sdum.event.typejourneyspor
oaire.citationStartPage118por
oaire.citationEndPage143por
oaire.citationConferencePlaceBragapor
dc.identifier.eisbn978-989-8600-92-9por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
sdum.conferencePublicationDinâmicas comunicativas e transformações sociais. Atas das VII Jornadas Doutorais em Comunicação & Estudos Culturaispor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings
DCC - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

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