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https://hdl.handle.net/1822/68433
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Moura, Luiz Alberto | por |
dc.contributor.author | Rabot, Jean-Martin | por |
dc.contributor.author | Martins, Moisés de Lemos | por |
dc.date.accessioned | 2020-12-04T22:40:10Z | - |
dc.date.available | 2020-12-04T22:40:10Z | - |
dc.date.issued | 2020-12 | - |
dc.identifier.citation | Moura, L. A., Rabot, J. M. & Martins, M. L. (2020). Uma genealogia das gravadoras indie em Portugal (1982–2017). In Z. Pinto-Coelho; T. Ruão & S. Marinho (Eds.), Dinâmicas comunicativas e transformações sociais. Atas das VII Jornadas Doutorais em Comunicação & Estudos Culturais (pp. 118-143). Braga: CECS. | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/68433 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo pretende trabalhar, dentro de um contexto social, político e histórico, a música indie portuguesa no período compreendido entre 1982 e 2017. Este intervalo temporal abrange a criação da que consideramos a primeira gravadora indie nacional, a Fundação Atlântica, até à escolha de Portugal como country focus do “Eurosonic”, uma das maiores feiras de música independente do mundo, facto considerado – pela imprensa local – ponto de viragem no indie nacional. Dentro desse recorte temporal recorremos a outro parâmetro, o de objeto, com 18 gravadoras do gênero, que entendemos serem fundamentais para a compreensão do fenômeno a ser estudado. Através de um olhar comparativo, verificaremos como o indie no Reino Unido, inicialmente, e, depois, o americano tiveram influência e como foram reconfigurados localmente. Dentro de um prisma transdisciplinar, utilizaremos a Comunicação como ponto de partida para entender os processos que essas editoras tiveram na divulgação e na valorização do indie enquanto produto cultural nacional, combinados com as mudanças sociais, políticas e econômicas ocorridas no país dentro do período proposto. | por |
dc.description.sponsorship | Este trabalho é apoiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/00736/2020. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00736%2F2020/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Comunicação | por |
dc.subject | Diacronia | por |
dc.subject | Gravadoras indie | por |
dc.subject | Independência | por |
dc.subject | Indie | por |
dc.title | Uma genealogia das gravadoras indie em Portugal (1982 – 2017) | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.cecs.uminho.pt/publicacoes/livros/?cat=atas | por |
oaire.citationConferenceDate | 15 -16 Out. 2019 | por |
sdum.event.title | VII Jornadas Doutorais em Comunicação & Estudos Culturais | por |
sdum.event.type | journeys | por |
oaire.citationStartPage | 118 | por |
oaire.citationEndPage | 143 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga | por |
dc.identifier.eisbn | 978-989-8600-92-9 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Comunicação | por |
sdum.conferencePublication | Dinâmicas comunicativas e transformações sociais. Atas das VII Jornadas Doutorais em Comunicação & Estudos Culturais | por |
oaire.version | VoR | por |
Aparece nas coleções: | CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings DCC - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2020_Moura_Rabot_Martins_Uma-genealogia-gravadoras-indie-Portugal.pdf | 171,41 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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