Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/68427

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dc.contributor.authorGonçalves, Susanapor
dc.contributor.authorSilva, Isabel Maria Soares dapor
dc.contributor.authorVeloso, Anapor
dc.date.accessioned2020-12-04T21:54:27Z-
dc.date.available2020-12-04T21:54:27Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationGonçalves, S., Silva, I., & Veloso, A. (2020). Trabalho em call-center: Comparação entre os serviços inbound e outbound. PSICOLOGIA, 34(1), 67-81. https://doi.org/10.17575/psicologia.v34i1.1473por
dc.identifier.issn0874-2049por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/68427-
dc.description.abstractThe impact of call-center work on various physical and psychological dimensions of the individual has been subject of several studies; however, research comparing the types of services in this work context is scarce. Thus, in this study, besides analysing the characteristics of the work, the main sources of stress and the organizational commitment in this type of context, also compared the inbound and outbound services according to such dimensions. In total, 274 call-center operators participated, 191 of the inbound service and 83 of the outbound service. In the data collection the protocol used consisted in several scales, in paper format and online. It was found that participants in the inbound group perceive a greater variety of skills in their work and higher levels of stress related to family problems than the participants of the outbound group. No significant differences were found relatively to the commitment to the organization.eng
dc.description.abstractO impacto do trabalho em call-center em várias dimensões físicas e psicológicas do indivíduo tem sido alvo de diversos estudos; no entanto, pouca investigação tem comparado os tipos de serviços neste contexto de trabalho. Assim, este estudo, além de fazer uma análise das características do trabalho, das principais fontes de stress e do compromisso com a organização neste tipo de contexto, comparou os serviços inbound e outbound em função de tais dimensões. No total, participaram 274 operadores de callcenter, 191 do serviço inbound e 83 do serviço outbound. Na recolha de dados foi usado um protocolo de investigação constituído por diversas escalas, em formato papel e online. Verificou-se que participantes do grupo inbound percecionam uma maior variedade de competências no seu trabalho e níveis superiores de stress relacionados com problemas familiares do que os participantes do grupo outbound. Não foram encontradas diferenças significativas em relação ao compromisso com a organização.por
dc.description.sponsorship- (undefined)por
dc.language.isoengpor
dc.publisherAssociação Portuguesa de Psicologiapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCall-centerpor
dc.subjectOrganizational commitmentpor
dc.subjectStresspor
dc.subjectWork characteristicspor
dc.subjectCaracterísticas do trabalhopor
dc.subjectCompromisso organizacionalpor
dc.titleWork in call-center: Comparison between inbound and outbound servicespor
dc.title.alternativeTrabalho em call-center: Comparação entre os serviços inbound e outboundpor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/1473por
oaire.citationStartPage67por
oaire.citationEndPage81por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationVolume34por
dc.date.updated2020-11-30T22:56:51Z-
dc.identifier.eissn2183-2471por
dc.identifier.doi10.17575/psicologia.v34i1.1473por
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
sdum.export.identifier7565-
sdum.journalPsicologia: Revista da Associação Portuguesa de Psicologiapor
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

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Gonçalves, Silva & Veloso, 2020_Trabalho em call_center.pdf471,97 kBAdobe PDFVer/Abrir

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