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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Licínio C.por
dc.contributor.authorPino, Ivanypor
dc.contributor.authorAdrião, Theresapor
dc.contributor.authorAlmeida, Luanapor
dc.contributor.authorFerretti, Celsopor
dc.contributor.authorZuin, Antoniopor
dc.contributor.authorZákia, Sandrapor
dc.contributor.authorGoergen, Pedropor
dc.contributor.authorMoraes, Carmenpor
dc.contributor.authorSilveira, Adrianapor
dc.contributor.authorXimenes, Salomãopor
dc.contributor.authorRambla, Xavierpor
dc.date.accessioned2020-11-20T16:42:31Z-
dc.date.available2020-11-20T16:42:31Z-
dc.date.issued2020-07-
dc.identifier.citationLima, Licínio C. et al. (2020). Editorial: Confinar a experiência escolar num ecrã? Educação & Sociedade, v. 41 https://doi.org/10.1590/ES.240846por
dc.identifier.issn0101-7330-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/68262-
dc.description.abstract[Excerto] A educação escolar foi, historicamente, confinada numa sala de aula, a partir de uma tecnologia multissecular: o ensino em classe, capaz de ensinar a todos como se fossem um só, desenvolvido de maneira organizada nos colégios dos Jesuítas. O projeto de uma educação escolar em larga escala baseou-se nessa tecnologia e numa outra, ainda de mais vasto alcance: a imprensa de Gutenberg e o consequente livro impresso. Foi o que permitiu a Coménio (1976), na sua Didáctica Magna, prometer ensinar tudo a todos e em todos os lugares.Nossas escolas, ainda hoje, revelam um modelo organizacional não muito diferente daquele. Por um lado, a “forma escolar moderna” viria a permitir maior acesso à cultura letrada e, em certos períodos históricos, maior democratização da educação. Todavia, os inconvenientes de uma escola de massas, potencialmente mais democrática, que, contudo, privilegiou o modelo de organização industrial, e por vezes militar – massificando a educação escolar e impondo sofisticados instrumentos de controle sobre professores, alunos e suas famílias –, são bem-conhecidos. De Paulo Freire (1987) e suas críticas à educação bancária e à escola burocrática e opressora até Ivan Illich (1977) e sua defesa de uma sociedade sem escolas, para que a educação, como processo de convivencialidade e de humanização, pudesse ocorrer, são inúmeras as queixas contra uma escola que, frequentemente, serviu a propósitos de desumanização, alienação e controle sobre corpos e mentes. Illich acusou os professores de quererem transformar o mundo numa imensa sala de aula; ou seja, numa educação produtivista e em larga escala, que foi enclausurada numa sala, procurando, no entanto, generalizar esse modelo e expandi-lo universalmente, por meio da “maravilha tecnológica”. Com efeito, os processos, diversos e contraditórios, de digitalização da educação escolar, de escola virtual, de desmaterialização da sala de aula, de educação dita “a distância”, de cursos on-line, aí estão, presentes cada vez mais e com pujança, tendo, recentemente, beneficiado do estatuto de recurso emergencial no contexto pandémico da COVID-19. [...]-
dc.description.sponsorship(undefined)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectExperiência escolar-
dc.subjectConfinamento-
dc.subjectCOVID-19-
dc.titleConfinar a experiência escolar num ecrã?por
dc.title.alternativeConfine the school experience on a screen?por
dc.title.alternative¿Confinar la experiencia escolar en una pantalla?por
dc.typejournalEditorialpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100101por
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage4por
oaire.citationConferencePlaceCampinas, Brasilpor
oaire.citationVolume41por
dc.identifier.eissn1678-4626-
dc.identifier.doi10.1590/ES.240846por
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Civilpor
sdum.journalEducação & Sociedadepor
oaire.versionVoRpor
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