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dc.contributor.advisorRabot, Jean-Martinpor
dc.contributor.authorMartins, Mariana Oliveirapor
dc.date.accessioned2020-10-30T09:57:31Z-
dc.date.available2020-10-30T09:57:31Z-
dc.date.issued2020-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/67917-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Culturapor
dc.description.abstractEste trabalho discute a dinâmica de estilização de espaços e de costumes cotidianos a partir dos hábitos de consumo e socialização na livraria Centésima Página. Buscou-se compreender como a cultura praticada na referida livraria configura-se como uma forma refinada de comercializar e de consumir produtos que está ligada a estratégias de marcação de diferenças sociais. Para tanto, foi traçado um circuito de consumo de livros na cidade de Braga, com destaque para a Livraria Centésima Página, que foi escolhida como o caso heurístico que ilustra as problemáticas abordadas por este trabalho. A partir do estudo do caso desta livraria, foram analisadas as formas como livreiros e consumidores articulam e consolidam novas estratégias de capitalização cultural e econômica, as configurações simbólicas dos espaços e a forma como os fenômenos do consumo e da cultura material geram relações sociais e constituem subjetividades. Buscou-se compreender como o discurso da relação estética com espaços e objetos de consumo se cristaliza nas formas de circulação, venda e consumo de livros praticadas na livraria Centésima Página. Percebe-se como a livraria, a partir de uma postura de maior aproximação da esfera cultural, da estilização do seu ambiente e da prestação de serviços de forma personalizada, forja novas formas de consumo e de apropriação dos livros e do seu espaço de comercialização, formas essas que revelam uma tentativa de afastamento da lógica econômica da atividade livreira e uma maior aproximação do seu caráter simbólico e cultural, postura que confere um signo distintivo a si mesma e aos seus frequentadores.por
dc.description.abstractLe présent travail porte sur la dynamique de stylisation des espaces et des coutumes quotidiennes à partir des habitudes de consommation et de socialisation en librairie. Nous avons cherché à comprendre comment la culture pratiquée dans certaines librairies est une manière raffinée de commercialiser et de consommer des produits liés à des stratégies de marquage des différences sociales. À cette fin, nous avons tracé un circuit de consommation de livres dans la ville de Braga, mettant en évidence la librairie Centésima Página, qui a été retenue comme le cas heuristique qui illustre les problématiques abordées dans ce travail. À partir de l’étude de cas de cette librairie, nous avons analysé la manière dont les libraires et les consommateurs articulent et consolident de nouvelles stratégies de capitalisation culturelle et économique, les configurations symboliques des espaces et la manière dont les phénomènes de consommation et de culture matérielle produisent des relations sociales et constituent des subjectivités. Nous avons cherché à comprendre comment le discours du rapport esthétique aux espaces et aux objets de consommation se cristallise dans des formes de circulation, de vente et de consommation des livres pratiquées dans la librairie Centésima Página. On peut voir comment la librairie Centésima Página, à partir d’une démarche de rapprochement plus étroit avec la sphère culturelle, d’une démarche de stylisation de son environnement et de prestation de services personnalisés, forge de nouvelles formes de consommation et d’appropriation des livres et de leur espace de commercialisation, qui témoignent d’une tentative de distanciation par rapport à la logique économique de l’activité liée aux livres et de rapprochement avec leur caractère symbolique et culturel, posture qui confère un signe distinctif aux libraires ainsi qu’à ceux qui fréquentent les librairies.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectLivrariaspor
dc.subjectEstetizaçãopor
dc.subjectDistinçãopor
dc.subjectConsumo culturalpor
dc.subjectLibrairiespor
dc.subjectEsthétisationpor
dc.subjectDistinctionpor
dc.subjectConsommation culturellepor
dc.titleNegócios, cultura e estética: o caso da livraria Centésima Páginapor
dc.title.alternativeNégoce, culture et esthétique: le cas de la Librairie Centésima Páginapor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202527514por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Ciências Sociaispor
dc.subject.fosCiências Sociais::Sociologiapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations
DS - Dissertações de mestrado

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