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dc.contributor.advisorSilva, Ana Daniela Santos Cruzinha Soarespor
dc.contributor.authorGadini, Bianca Kfouri Pizzopor
dc.date.accessioned2020-10-22T14:40:46Z-
dc.date.available2020-10-22T14:40:46Z-
dc.date.issued2020-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/67650-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia Aplicadapor
dc.description.abstractConsidera-se que a influência parental atua sobre a carreira dos filhos através de diversos fatores, como o estatuto socioeconómico (ESE). Este pode ter um impacto sobre como se organizam os valores de vida de uma pessoa e suas habilidades adaptativas relacionadas ao desenvolvimento de carreira. O presente estudo explora de que maneira esses três elementos se articulam em estudantes universitários. Ele foi realizado com 420 universitários portugueses, 310 mulheres (73.8%) e 110 homens (26.2%) com idades compreendidas entre os 18 e os 47 anos (M= 21.8, DP= 3.9). Foi realizada a análise de variância de uma via com o estatuto socioeconómico como variável independente enquanto as subfunções dos valores de vida e as dimensões da adaptabilidade de carreira como variáveis dependentes. Foi feito o teste Post Hoc de Turkey HSD para verficar quais grupos apresentam diferenças. Não foram apresentadas variações significativas entre a adaptabilidade de carreira e o estatuto socioeconómico, o que pode indicar uma boa democratização do Ensino Superior em Portugal. Quanto aos valores de vida obteve-se variação nas subfunções normativa e interactiva. Na subfunção normativa a diferença foi apresentada entre o estatuto socioeconómico baixo e o alto, sendo o primeiro que pontua de maneira mais elevada. Quanto a subfuncção interactiva, pessoas com o estatuto socioeconómico médio diferenciam-se do alto, sendo as que pontuam mais. Os resultados podem informar o desenvolvimento de acções sociais para apoiar os estudantes universitários de acordo com dos seus valores de vida, ajustando suas expectativas e sendo um apoio social.por
dc.description.abstractParental influence is considered to act on the children's careers through several factors, such as the parents' socio-economic status (SES). The SES can have an impact on how a person's life values and adaptive skills related to career development are organized. This study explores how these three elements are articulated in university students. It was conducted with 420 Portuguese university students, 310 women (73.8%) and 110 men (26.2%) aged between 18 and 47 years old (M = 21.8, SD = 3.9). Was performed a one-way ANOVA with the socio-economic status as an independent variable while the sub-functions of the life values and the dimensions of the career adaptability as dependent variables. The Tukey HSD Post Hoc test was performed to see which groups differ. In this study the adaptability of carrer of university students did not show significant variations according to the socio-economic status, which can be a good indicator of the democratization of Higher Education in Portugal. However in the life values a variation was found in the normative and interactive subfunctions. In the normative subfunction, the difference was between low and high socio-economic status, with the first scoring higher. As for the interactive subfunction, people with medium socio-economic status differed from those with high socio-economic status, scoring more. With this result, it is possible to develop social actions that serve to support students entering in the university according to their life values, adjusting their expectations and being a social support.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectAdaptablidade de carreirapor
dc.subjectEstatuto socioeconómicopor
dc.subjectValores de vidapor
dc.subjectUniversitáriospor
dc.subjectCareer adaptabilitypor
dc.subjectSocio-economic statuspor
dc.subjectLife valuespor
dc.subjectUniversity studentspor
dc.titleEstatuto socioeconómico, valores de vida e adaptabilidade de carreira de universitáriospor
dc.title.alternativeSocioeconomic status, life values and career adaptability of university studentspor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202522946por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiEscola de Psicologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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