Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/67579

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBatista, Joãopor
dc.contributor.advisorGonçalves, Miguel M.por
dc.contributor.authorAlves, Ana Luísa Cunhapor
dc.date.accessioned2020-10-21T10:36:46Z-
dc.date.available2020-10-21T10:36:46Z-
dc.date.issued2020-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/67579-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologiapor
dc.description.abstractA escrita sobre acontecimentos emocionalmente significativos tem sido associada a benefícios na saúde e bem-estar psicológico. Estudos apontam a escrita sobre experiências positivas como benéfica, direcionando o indivíduo para um desenvolvimento saudável. Este estudo pretende analisar qual o impacto do paradigma original de Pennebaker e uma variação deste centrada nos recursos do indivíduo, no bem-estar de uma amostra saudável. Participaram neste estudo 50 indivíduos, com idades entre 17 e 41 anos. Para avaliar o bem-estar e sofrimento foram aplicados o Outcome Questionnaire 10.2 (OQ-10.2), a Positive and Negative Affect Schedule (PANAS) e a Escala de Satisfação com a Vida (ESCV). Para os hábitos de escrita e perceção da tarefa foram usadas questões construídas para o efeito. Nos participantes que escreveram sobre experiências difíceis houve uma diminuição do afeto negativo (p= .019), enquanto os participantes que escreveram sobre recursos apresentaram um aumento da satisfação com a vida (p= .034). O impacto foi maioritariamente cognitivo e está associado à promoção de emoções positivas. Apesar de os efeitos dos paradigmas terem sido ligeiros, mostraram que ambos produzem algum impacto positivo, sugerindo que a Escrita Expressiva apresenta um ligeiro impacto no bem-estar. Contudo estes resultados devem interpretar-se com reserva e novas investigações são necessárias.por
dc.description.abstractWriting about significant emotionally events has been linked to health and psychological well-being benefits. Studies point out that writing about positive experiences is beneficial, directing the individual towards healthy development. This study aims to analyze the impact of the original Pennebaker paradigm and a variation of this centered on the individual's resources, on the well-being of a healthy sample. Fifty participants have taken part of in this study, aged between 17 and 41 years. To assess well-being and suffering, the Outcome Questionnaire 10.2 (OQ-10.2), the Positive and Negative Affect Schedule (PANAS) and the Life Satisfaction Scale (ESCV) were applied. For writing habits and task perception, questions built for that purpose were used. In the participants who wrote about difficult experiences, there was a decrease in negative affect (p = .019), while the participants who wrote about resources showed an increase in life satisfaction (p = .034). The impact was mostly cognitive and is associated with the promotion of positive emotions. Although the effects of the paradigms were slight, they showed that both produce some positive impact, suggesting that Expressive Writing has a slight impact on well-being. However, these results must be interpreted with reserve and further investigations are necessary.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectEscrita expressivapor
dc.subjectExperiências difíceispor
dc.subjectRecursospor
dc.subjectBem-estarpor
dc.subjectExpressive writingpor
dc.subjectDifficult experiencespor
dc.subjectResourcespor
dc.subjectWell-beingpor
dc.titleEscrita expressiva no bem-estar: impacto das experiências difíceis e dos recursospor
dc.title.alternativeExpressive writing on well-being: impact of difficult experiences and resourcespor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202522369por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiEscola de Psicologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Ana_Alves.pdf1,01 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID