Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/67579
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Batista, João | por |
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Miguel M. | por |
dc.contributor.author | Alves, Ana Luísa Cunha | por |
dc.date.accessioned | 2020-10-21T10:36:46Z | - |
dc.date.available | 2020-10-21T10:36:46Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.date.submitted | 2020 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/67579 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia | por |
dc.description.abstract | A escrita sobre acontecimentos emocionalmente significativos tem sido associada a benefícios na saúde e bem-estar psicológico. Estudos apontam a escrita sobre experiências positivas como benéfica, direcionando o indivíduo para um desenvolvimento saudável. Este estudo pretende analisar qual o impacto do paradigma original de Pennebaker e uma variação deste centrada nos recursos do indivíduo, no bem-estar de uma amostra saudável. Participaram neste estudo 50 indivíduos, com idades entre 17 e 41 anos. Para avaliar o bem-estar e sofrimento foram aplicados o Outcome Questionnaire 10.2 (OQ-10.2), a Positive and Negative Affect Schedule (PANAS) e a Escala de Satisfação com a Vida (ESCV). Para os hábitos de escrita e perceção da tarefa foram usadas questões construídas para o efeito. Nos participantes que escreveram sobre experiências difíceis houve uma diminuição do afeto negativo (p= .019), enquanto os participantes que escreveram sobre recursos apresentaram um aumento da satisfação com a vida (p= .034). O impacto foi maioritariamente cognitivo e está associado à promoção de emoções positivas. Apesar de os efeitos dos paradigmas terem sido ligeiros, mostraram que ambos produzem algum impacto positivo, sugerindo que a Escrita Expressiva apresenta um ligeiro impacto no bem-estar. Contudo estes resultados devem interpretar-se com reserva e novas investigações são necessárias. | por |
dc.description.abstract | Writing about significant emotionally events has been linked to health and psychological well-being benefits. Studies point out that writing about positive experiences is beneficial, directing the individual towards healthy development. This study aims to analyze the impact of the original Pennebaker paradigm and a variation of this centered on the individual's resources, on the well-being of a healthy sample. Fifty participants have taken part of in this study, aged between 17 and 41 years. To assess well-being and suffering, the Outcome Questionnaire 10.2 (OQ-10.2), the Positive and Negative Affect Schedule (PANAS) and the Life Satisfaction Scale (ESCV) were applied. For writing habits and task perception, questions built for that purpose were used. In the participants who wrote about difficult experiences, there was a decrease in negative affect (p = .019), while the participants who wrote about resources showed an increase in life satisfaction (p = .034). The impact was mostly cognitive and is associated with the promotion of positive emotions. Although the effects of the paradigms were slight, they showed that both produce some positive impact, suggesting that Expressive Writing has a slight impact on well-being. However, these results must be interpreted with reserve and further investigations are necessary. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | por |
dc.subject | Escrita expressiva | por |
dc.subject | Experiências difíceis | por |
dc.subject | Recursos | por |
dc.subject | Bem-estar | por |
dc.subject | Expressive writing | por |
dc.subject | Difficult experiences | por |
dc.subject | Resources | por |
dc.subject | Well-being | por |
dc.title | Escrita expressiva no bem-estar: impacto das experiências difíceis e dos recursos | por |
dc.title.alternative | Expressive writing on well-being: impact of difficult experiences and resources | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 202522369 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 16 valores | por |
sdum.uoei | Escola de Psicologia | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIPsi - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_Ana_Alves.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons