Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/67578

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCunha, Olga Cecília Soarespor
dc.contributor.advisorGonçalves, Rui Abrunhosapor
dc.contributor.authorFerreira, Ana Filipapor
dc.date.accessioned2020-10-21T10:15:06Z-
dc.date.available2020-10-21T10:15:06Z-
dc.date.issued2020-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/67578-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologiapor
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo principal compreender as atitudes de estudantes universitários relativamente aos ofensores sexuais e à sua reabilitação. Para além disso, pretende averiguar se as atitudes em relação aos ofensores sexuais variam em função de variáveis sociodemográficas e de personalidade. Para tal, foram administradas a Escala de Atitudes em relação a Agressores Sexuais, a Escala de Atitudes em relação ao Tratamento de Agressores Sexuais e o NEO Five-Factor Inventory a uma amostra de 418 estudantes dos cursos de Psicologia, Direito e Criminologia. Os resultados revelaram que as atitudes dos estudantes face aos ofensores sexuais e à sua reabilitação apresentam-se tendencialmente neutras, ainda que positivas. Ademais, foram encontradas diferenças entre as atitudes relativamente aos ofensores sexuais e à sua reabilitação e as variáveis sociodemográficas, nomeadamente, o curso e o ano de instrução. Posteriormente, foram realizadas duas regressões e verificou-se que a idade, o ano de instrução, a dimensão Abertura à Experiência e a dimensão Amabilidade contribuíram para os modelos. Estes resultados refletem sobre a importância de incluir na formação destes estudantes componentes específicas sobre os ofensores sexuais e a sua reabilitação, atendendo a que muitos destes indivíduos poderão trabalhar diretamente com estes ofensores.por
dc.description.abstractThe main goal of this study is to understand students’ attitudes toward sex offenders and their rehabilitation. Furthermore, this study aims to analyze the influence of sociodemographic variables and personality dimensions on the attitudes of these students regarding to sex offenders. For these purposes, it was administered the Attitudes Toward Sex Offenders scale, the Attitudes Toward Sex Offenders Treatment scale and the NEO Five-Factor Inventory to 418 students of Psychology, Law School and Criminology. The results revealed that students’ attitudes toward sex offenders and their rehabilitation remained neutral, still positive. In addition, it was possible to verify differences between attitudes toward sex offenders and their rehabilitation, the sociodemographic variables, namely, students’ courses and year of instruction. Additionally, two regressions were performed, and it was found that students’ age, year of instruction and the personality dimensions Openness to Experience and Agreeableness contributed to the models. Thus, these results reflect on the importance of including specific components of sexual offenders and their rehabilitation in the training of these students, given that many of these individuals will be able to work directly with these offenders.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectAtitudespor
dc.subjectEstudantespor
dc.subjectOfensores sexuaispor
dc.subjectReabilitaçãopor
dc.subjectAttitudespor
dc.subjectRehabilitationpor
dc.subjectSex offenderspor
dc.subjectStudentspor
dc.titleAtitudes de estudantes universitários relativamente a ofensores sexuaispor
dc.title.alternativeAttitudes of university students toward sex offenderspor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202522342por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiEscola de Psicologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_Ana_Ferreira.pdf295,3 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID