Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/66954
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Telhada, José | por |
dc.contributor.author | Passos, Miguel Jonas Costeira de | por |
dc.date.accessioned | 2020-09-14T15:56:38Z | - |
dc.date.available | 2020-09-14T15:56:38Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.date.submitted | 2020 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/66954 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Engenharia e Gestão Industrial | por |
dc.description.abstract | A crescente competitividade empresarial e exigência dos consumidores resulta numa maior preocupação por parte das organizações na minimização dos custos associados aos processos logísticos e operacionais das cadeias de abastecimento. A presente dissertação foi desenvolvida na empresa DST, s.a., pertencente ao setor da construção civil, com o objetivo de estudar, analisar e melhorar os processos envolvidos na cadeia de abastecimento às obras. O projeto está dividido em dois subtemas. O primeiro, a análise das vantagens de centralizar a cadeia de abastecimento, um projeto que já havia sido iniciado pelo departamento de logística da empresa que visa determinar se é vantajoso centralizar a cadeia de abastecimento, nomeadamente a responsabilidade de transporte de materiais para responsabilidade interna. Para o efeito foi considerado um caso de estudo de uma obra significativa, tendo sido levantados os custos diretos de transporte por parte do fornecedor e uma simulação dos custos internos de transporte, para efeitos de comparação direta. De seguida foi desenvolvida uma política de gestão de inventários baseada em conhecimento científico aliado a uma análise aprofundada dos materiais que são armazenados pela empresa. Esta intervenção passou por estudar o comportamento da procura dos materiais, agrupamento de tipologias diferentes, e desenvolvimento de uma política adequada para cada caso. Com as propostas de melhoria apresentadas, prevê-se conseguir melhorar a gestão de inventários e solucionar alguns problemas enraizados na empresa, nomeadamente a existência de materiais obsoletos em armazém, acumulação de materiais (fruto da devolução de obras), insuficiência de materiais em obra que resultam em atrasos de conclusão de projeto e consequente diminuição dos custos associados. | por |
dc.description.abstract | The growing business competitiveness and consumer demand results in a greater concern by organizations in minimizing the costs associated with the logistics and operational processes of the supply chain. The present dissertation was developed at the company DST, s.a., belonging to the construction sector, with the aim of studying, analyzing and improving the processes involved in the jobsite’s supply chain . The project is divided into two sub-themes. The first, Analysis of the advantages of centralizing the supply chain, a project that had already been initiated by the company's logistics department, which aimed to decide whether it would be advantageous to centralize the supply chain by carrying the responsibility of transporting materials with na internal fleet. For this purpose, a case study of a significant dimensions, with the direct transportation costs raised by the supplier and a simulation of the internal transportation costs, for the purposes of direct comparison. An inventory management policy based on scientific knowledge was then developed together with a thorough analysis of the materials that are stored by the company. This intervention involves studying the behavior of demand for materials, grouping different types, and developing an appropriate policy for each case. With the improvement proposals presented, it is expected to improve the management of inventories and solve some problems rooted in the company, namely the existence of obsolete materials in the warehouse, accumulation of materials resulting from the return of works, insufficient materials in work that result in project completion delays and consequent decrease in associated costs. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Centralização | por |
dc.subject | Gestão da cadeia de abastecimento | por |
dc.subject | Gestão de inventários | por |
dc.subject | Logística na construção | por |
dc.subject | Normalização de processos | por |
dc.subject | Centralization | por |
dc.subject | Construction logistics | por |
dc.subject | Inventory management | por |
dc.subject | Normalization of processes | por |
dc.subject | Supply chain management | por |
dc.title | Análise e melhoria das estratégias e processos de abastecimento das obras de uma empresa de construção civil | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 202503470 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 14 valores | por |
sdum.uoei | Escola de Engenharia | por |
dc.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DPS - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Miguel_Passos_dissertacao_a76151_VF_2.pdf | 1,79 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons