CECS - Comunicação e Sociedade - Vol. 37 (2020): Crianças, jovens e media: perspetivas atuais : [1] Estatísticas

Logo

Comunicação e Sociedade - Vol. 37 (2020): Crianças, jovens e media: perspetivas atuais / Children, youth and media: current perspectives

Diretor / Journal Editor: Moisés de Lemos Martins

Editores / Editors: Sara Pereira, Cristina Ponte & Nelly Elias

CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, 2020, 199 p. e-ISSN: 2183-3575 // ISSN: 1645-2089

Ver página da revista

“A investigação sobre crianças, jovens e media registou, nas últimas duas décadas, um avanço considerável no que diz respeito ao número de estudos produzidos, aos temas abordados e às metodologias utilizadas. Esta área, por natureza multidisciplinar, foi-se afirmando no campo das Ciências da Comunicação, marcando a agenda científica e abrindo o debate público sobre o impacto dos media na vida das crianças e dos jovens e o modo como usam, compreendem, se apropriam e produzem conteúdos mediáticos. A era digital trouxe novos meios e plataformas, gerou uma maior diversidade de conteúdos e suscitou diferentes modos de acesso e diferentes práticas de consumo e de comunicação por parte deste público. Uma realidade que trouxe outros desafios à investigação, fornecendo novos tópicos e pistas para estudar o mundo mediático e a sua ação nas identidades e nas culturas infantis e juvenis. (…) Este volume temático dedicado a crianças, jovens e media teve um excelente acolhimento por parte de investigadores nacionais e estrangeiros, sendo disso sinal os cerca de 50 trabalhos submetidos. Através de um processo de revisão científica duplamente cega, alcançámos a seleção de nove artigos, que são os que compõem este volume. Provenientes de uma diversidade de geografias, encontramos transversalidade, tanto a nível temático como metodológico. Os seus contextos sociais sublinham, contudo, a importância da situação vivida e das suas condições – digitais e não digitais.” [Nota introdutória]

“Over the past two decades, there has been a surge in research about the relationship between children, young people and the media, in terms of the number of studies produced, topics addressed and methodologies used. Due to its multidisciplinary nature, this area has affirmed its position in the field of Communication Sciences and has marked the scientific agenda and inspired public debate about the impact of the media on the lives of children and young people and how they use and appropriate information and produce media content. The digital age has created new media and platforms and generated a greater diversity of content, with children and young people using different ways of access and distinct consumption and communication practices. This situation has generated new research challenges, raised new topics and offers new clues to study the media world and its action on the identities, cultures and rights of children and young people. (…) This volume dedicated to the relationship between children, young people and the media received an excellent response from national and foreign researchers, with the submission of around 50 papers. Using a double blind review process, we selected the nine articles of this issue. The contributors from various different countries, offer a transversal response to these questions, at both a thematic and methodological level. Nonetheless, their different social contexts underline the importance of the situation and its associated digital and non-digital conditions.” [Introductory note]

Percorrer
Ativar alerta na coleção para receber notificações por e-mail de novas entradas RSS Feed RSS Feed RSS Feed
Registos da coleção (ordenados por datas de depósito em ordem descendente): 1-1 de um total de 1
DataTítuloAutor(es)TipoAcesso
Jun-2020Comunicação e Sociedade: Crianças, jovens e media: perspetivas atuais [37, 2020]-RevistaAcesso aberto
Registos da coleção (ordenados por datas de depósito em ordem descendente): 1-1 de um total de 1