Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/66612
Título: | Percurso histórico geométrico na cidade de Guimarães |
Autor(es): | Martins, Sónia Daniela Oliveira |
Orientador(es): | Filipe, A. I. |
Palavras-chave: | Ensino / aprendizagem matemática Formas geométricas Geometria sagrada Simbolismo Vesica Pisces Teaching / learning the science mathematics Geometric shapes Sacred geometry Symbolism |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | Nesta dissertação será apresentada a definição, a construção e o simbolismo de formas
geométricas. Será exibido um percurso histórico geométrico no centro histórico de Guimarães – Igreja
de Nossa Senhora da Oliveira, apresentando-se um novo olhar sobre as formas construídas. Pretendendose
dar uma nova perceção e um significado à geometria que se sente. Será apresentada uma construção
de polígonos pela Vesica Pisces no capítulo 5 e no capítulo 6, será feita uma abordagem histórica
medieval, incluindo na cidade de Guimarães, promovendo assim a interdisciplinaridade entre Matemática
e História.
O conteúdo desta dissertação pode ser usado de várias formas em diferentes situações.
Em contexto de sala de aula: no conteúdo de aprendizagem “Propriedades de ângulos, cordas e
arcos definidos numa circunferência” inserido no Programa e Metas Curriculares do 3º ciclo e, numa
forma mais lúdica, sendo o domínio sugerido “Geometria e Medida”. Desta forma, tentar-se-á atingir
duas finalidades principais: “Promover a aquisição e desenvolvimento de conhecimentos e experiência
em Matemática e a capacidade da sua aplicação em contextos matemáticos e não matemáticos” e
“Desenvolver atitudes positivas face à Matemática e a capacidade de reconhecer e valorizar o papel
cultural e social desta ciência”.
Numa situação mais geral, poderá ser direcionada a um público mais vasto através da promoção
de uma palestra. In this dissertation will be presented the definition, the construction and the symbolism of geometrical forms. Will be described a geometrical history tour in the historical centre of Guimarães – Church of Nossa Senhora da Oliveira, showing a new look over the constructed forms. Intending to give a new perception and meaning to the geometry that one feels. In chapter 5 we present a construction of the polygons by Vesica Pisces, in chapter 6 we provide a short summary of medieval history, including the city of Guimarães, promoting therefore the interdisciplinary between Mathematics and History. The contents of this dissertation can be used in various and different ways. In the classroom context: in the learning content “Properties of angles, chords and arcs defined in a circle” inserted in the Program and Curriculum Goals of the 3rd cycle and, in a more playful way, being the suggested domain “Geometry and Measurement”. In this way, we will try to achieve two main purposes: “Promote the acquisition and development of knowledge and experience in mathematics and the ability to apply it in mathematical and non-mathematical contexts” and “Develop positive attitudes towards mathematics and the ability to recognize and value the cultural and social role of this science”. In a more general situation, it could be directed to a wider audience by promoting a lecture. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores (área de especialização em Matemática) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/66612 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DMAT - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_28901.pdf | 5,02 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons