Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/66527
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mesquita, Diana | por |
dc.contributor.author | Flores, Maria Assunção | por |
dc.contributor.author | Lima, Rui M. | por |
dc.date.accessioned | 2020-08-24T21:17:56Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/66527 | - |
dc.description.abstract | This article is based on a broader research project and aims to discuss the challenges faced by university teaching, particularly with regard to curriculum development in higher education. The first challenge points to the relationship between teacher planning and pedagogical action, content selection processes and teaching strategies. The second challenge reinforces the importance of creating interdisciplinary spaces for the development of the students' competences. And the third challenge places emphasis on assessment as one of the key enhancers of curriculum innovation. There are not many studies that discuss in depth the curricular and pedagogical assumptions attached to university teaching. These challenges therefore make a significant contribution to this issue, in particular as regards their implications for teachers' work and professional development. | por |
dc.description.abstract | ste artigo baseia-se em um projeto de estudos mais amplo e procura discutir os desafios que se colocam à docência universitária, particularmente no que diz respeito ao desenvolvimento do currículo no en-sino superior. O primeiro desafio aponta para a relação entre a planificação do professor e a sua ação pedagógica, o processo de seleção dos conteúdos e as estratégias de ensino. O segundo desafio reforça a importância da criação de espaços interdisciplinares com vista ao desenvolvimento de competências dos alunos. E o terceiro desafio coloca a ênfase na avaliação, enquanto um dos principais elementos potenciadores da inovação curricular. Não são muitos os estudos que discutem de forma aprofundada, os pressupostos curriculares e pedagógicos inerentes à docência universitária. Assim, estes desafios cons-tituem um contributo relevante para esta questão, nomeadamente ao nível das suas implicações para o trabalho e desenvolvimento profissional dos professores. | por |
dc.description.sponsorship | - (undefined) | por |
dc.language.iso | eng | por |
dc.publisher | Universidad Nacional Autónoma de México | por |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.subject | Curriculum development | por |
dc.subject | Higher education | por |
dc.subject | Portugal | por |
dc.subject | University teaching | por |
dc.subject | docência universitária | por |
dc.subject | desenvolvimento do currículo | por |
dc.subject | Ensino Superior | por |
dc.subject | docencia universitaria | por |
dc.subject | desarrollo del currículo | por |
dc.subject | enseñanza superior | por |
dc.title | Curriculum development in higher education: Challenges for university teaching | por |
dc.title.alternative | Desenvolvimento do currículo no ensino superior: desafios para a docência universitária | por |
dc.title.alternative | Desarrollo del currículo en la enseñanza superior: desafíos para la docencia universitaria | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationStartPage | 42 | por |
oaire.citationEndPage | 61 | por |
oaire.citationIssue | 25 | por |
oaire.citationVolume | 9 | por |
dc.date.updated | 2020-08-24T21:05:37Z | - |
dc.identifier.doi | 10.22201/iisue.20072872e.2019.25.338 | por |
dc.date.embargo | 10000-01-01 | - |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.export.identifier | 6013 | - |
sdum.journal | Revista Iberoamericana de Educacion Superior | por |
Aparece nas coleções: | CAlg - Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018 _jnl RIES_DM_AF_RML_2007-2872-ries-9-25-42.pdf Acesso restrito! | 558,38 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |